Involtini de abobrinha e o segredo da diiirce

 

involtini

Receita de involtini de abobrinha para quem está sobrevivendo sem Airfryer.

Esse papo todo começa na mesa de um restaurante indiano com quatro amigas cheias de fome e papo. Em meio a risadas entre um gole do suco de caju com manjericão (sim, isso fica muito “decilioso”, como diria minha pequena de 2 anos), chegou à nossa mesa um tal de involtini de abobrinha. Dos deuses hindus! Eu e a Patrícia do Comer para Crescer bem que tentamos desvendar o segredo, mas o negócio é sigiloso, como ela bem contou nesse post.

Entre muitas experiências nossas, ajustes aqui e ali, eu cheguei à versão diiirce do babado. Meu segredo é o mix: de castanhas, sementes, queijos… Fiz só com nozes e creme de ricota, mas o sabor não chega nem perto. O negócio é misturar um punhado de cada coisa e cada vez que você fizer o involtini ele vai ter um sabor diferente: uma surpresa a cada receita!

Todos a postos?

 

Involtini de abobrinha

Primeiro é preciso bater alguns ingredientes no processador para fazer a farofinha base da receita – que vai empanar as abobrinhas e temperar o queijo:

1 xícara de amêndoas e sementes diversas (eu usei gergelim tostado, gergelim preto, linhaça, pistache, amêndoa, macadâmia e castanha-do-pará)

1/2 pão adormecido (adormecido como Aurora, por dias, aquele secão que só serve para virar farinha de rosca)

Alecrim (1 colher de sobremesa)

Tomilho (1 colher de sobremesa)

Curry (1 colher de sobremesa)

IMG_5108

Metade dessa farofa deve ser misturada à 1 xícara de ricota, queijo frescal, minas padrão, mussarela de búfala, parmesão… Faz uma pastinha com os queijos da geladeira. Eu usei frescal e uma colher de parmessão ralado.

IMG_5109

À outra metade da farofa, você esmigalha o outro pedaço do pão seco com as mãos, para ficar bem rústico. A farofa vai ficar assim:

IMG_5110

Corte duas abobrinhas no sentido do comprimento em fatias de 0,5 cm. Então, aqueça uma frigideira e grelhe as fatias com manteiga. Pode ser generosa na manteiga. Se você tiver, pode usar ghee. Reserve.

IMG_5111

Depois coloque uma porçãozinha da pastinha de queijo numa das extremidades da abobrinha e enrole-a. Depois passe pela farofinha.

IMG_5113

IMG_5115

Coloque na cestinha da Airfryer e em 5 minutos seus involtinis estarão crocantes por fora e macios por dentro… Momento senta e chora: eu não tenho Airfryer! Então tenho que sobreviver assim mesmo, usando o forno.

 

<<Sobrevivendo sem airfryer>>

Disponha numa assadeira untada com um pouco de azeite e leve ao forno préaquecido a 260 graus (bem alto) para gratinar por cerca de 10 minutos ou até dourar a farofinha.

IMG_5116

Sirva com tomilho fresco.

Junte a turma na mesa e aproveite!

 

IMG_5118

2 comments

  1. Quero comer o seu involtini. Me convida. Rsrsr

  2. Hummmm que delícia! <3

Deixe uma resposta