Incômodos da gravidez: você vai sentir saudades disso tudo

A natureza é sábia: faz a gente se esquecer de todos os incômodos da gravidez em prol da procriação da espécie.

incomodos

A grávida acaricia a barrigona numa casa arejada e clara. Cortinas brancas esvoaçantes revelam um jardim florido onde as crianças brincam. O marido ao lado observa com ares de regozijo aquele momento mágico em que mãe e filhos se conectam afetuosamente, ainda que não tenham se visto. Ah! A gestação: a melhor fase da…

– PÓ PARÁ!

Glamour de gestação é coisa de propaganda de creme hidratante preventivo de estrias!

Quem foi que inventou que a gravidez é linda? Ou era homem ou não era mãe. Ou foi uma premiada da vida que não sofreu com nenhum dos incômodos da gravidez.

Porque nos primeiros meses é só enjoo. Acorda, vomita. Come, vomita. Respira, vomita. E, se não vomita, fica passando mal o dia todo.

Depois vem o sono: o mundo caindo, e você fechando os olhos na primeira escorada na parede. Depois do almoço você jura que não vai aguentar. E nem pensar em tomar café pra dar uma animada. Ainda vem gente e solta a mais infame pérola: “Aproveita para dormir agora”.

E ninguém fala isso por aí, mas as grávidas têm muitos gases proveniente dos hormônios! Gases na gestação é tabu, assunto proibido. Mas basta alguém romper o silêncio do assunto que todas concordam: grávidas peidam e arrotam como seus maridos. É um glamour só!

“No começo é assim mesmo, depois melhora.” Melhora! Melhora porque os enjoos passam. Daí você tem fome. Uma fome que nem leão na savana desértica há 5 dias sem ver um bichinho teria. E se você come, você engorda. Sente culpa e ainda toma bronca do obstetra. Se não come, você fica irritada, no nível mulher de TPM no terceiro dia de regime. Apetite de grávida é coisa difícil de lidar. Além da fome, existem os desejos. Pode ser uma coxinha no meio do dia, um picolé de graviola, um lanche de pernil de porta de estádio em plena segunda-feira de manhã, ou coisas mais simples, como manga com vinagre, feijão com calda de sorvete e tijolo com creme de leite.

Leite… Leite me lembra dos peitos. Lindo, fartos… e doloridos! E se você não cuidar, eles coçam e se enchem de estrias. Você perde to-dos os sutiãs. Tá linda, tá Pamela Anderson – ou Sheyla Hershey –, tá enlouquecendo maridão com seu sutiã bege de alças largas e aquele cheiro de leite.  Nem pense nisso, colega de barriga, minha amiga do peito, mas um dia esse leite todo vai secar…
E assim você sobrevive mais três meses curtindo a magia da gravidez.

Curtindo o desconhecido, como banheiros em que você nunca esteve antes. Porque se tem um lugar que grávida conhece é banheiro: banheiro de casa, de restaurante, de shopping, de rodoviária. Grávida é um ser mijante, que acorda umas sete vezes por noite para esvaziar a bexiga. Você se torce, se contorce, a cada mexida do bebê, você jura que vai deixar escapar o xixi. Corre pro banheiro e… Três míseros pingos! E fique sem tomar líquido que o luxo de uma infecção urinária te pega na hora.

Daí o bebê começa a se mexer. De início você tem dúvida se é isso mesmo ou se são gases. Depois a sensação se firma, se intensifica, e daí é como ter um alien no seu ventre, empurrando sua costela com os pezinhos, apoiando-se sobre seu diafragma e atrapalhando sua respiração, chutando sua bexiga. E se ele não se mexe, é a treva: será que o bebê está vivo, será que está tudo bem?

Último trimestre: você desconhece seu corpo, seus odores, seus limites. Já não consegue por uma meia, cortar as unhas do pé ou conferir a depilação da área do biquini. Você continua com fome, mas agora nada mais cabe em seu estômago, e tudo o que chega nele tem sabor de labareda. Sim, você tem azias constantes. Dizem que são os cabelos do bebê crescendo…

A pele e os cabelos estão lindos. Maravilhosos. Mas duas horas depois do banho já estão tão oleosos quanto os da tia que frita aquele torresmo no buteco.

Deve tudo ser culpa da maldita prisão de ventre, mais um dos incômodos da gestação. É mamão, é ameixa, é chia, é linhaça, é água, é leite de gansa da Mongólia… E não estranhe se a vida lhe presentear com um buquê de hemorroidas: elas são comuns na gestação.

Então, é na fase final da gravidez que você começa a sentir cheia: cheia de vida, de amor e de líquidos. Você incha: mãos que parecem um pãozinho caseiro, pés que não cabem nos sapatos, e tudo o que você consegue calçar é um chinelinho. Aquele nariz de batata que maquiagem nenhuma dá jeito.

<< 20 conselhos que toda mãe deveria ouvir>>

Então você vai dormir, e começa uma epopeia: vira para um lado, vira para o outro. Não há posição. Vira mais. Duas horas depois você consegue estar mais confortável. Vai pegar no sono e… o bebê começa a se mexer! Mais um tempinho e sono vem, vem junto com a vontade de fazer xixi. Volta, dá uma espreguiçada para aliviar a tensão e ganha uma câimbra de brinde. Para quê dormir, não é mesmo?

Você segue para a maternidade: de chinelinho, num andar de pata glamouroso, com um vestidinho estampado – a única peça que lhe parece confortável. Grávida pega birra de roupa, pois passa a gestação toda usando três ou quatro peças que lhe caem melhor e são confortáveis. Depois você queima as peças! Também as olheiras são suas companheiras inseparáveis desde o dia em que aqueles dois risquinhos apareceram.

E apesar de tudo isso, você curte cada instante, cada mudança, cada dia, cada transformação. Pois a maior loucura que a maternidade vai te proporcionar é apagar todas essas coisas ruins da sua memória, e fazer tudo parecer lindo e mágico, para que um dia você diga que teve saudades da gestação e possa colocar mais filhos no mundo.

<< Será que estou pronta para mais um filho? >>

Post escrito originalmente aqui.

Alívio para alguns dos incômodos da gravidez aqui.

Check Also

25 atividades diárias que irritam qualquer mãe

24 atividades diárias que irritam qualquer mãe

Fazemos essas coisas todos os dias, mas elas irritam qualquer mãe (ou pai) Ser mãe …

68 comments

  1. Muito bom! Dá uma lida companheira de gestação Rose Nogueira que acho que vai gostar. Beijos

  2. Muito bom! Dá uma lida companheira de gestação Rose Nogueira que acho que vai gostar. Beijos

  3. Adorei! É tudo isso e mais um pouco. ..

  4. Rolei de rir, porque é assim mesmo e todo mundo te pressionando para ser cena de novela das nove e não KCT kkkkkk

    Beijos

  5. Olhem meninas, acredito que toda mamãe deve ler isso,é mto verdade rsrs já tô com saudade de tudo…

  6. é tudo isso mas vale a pena estou gravida do terceiro…..

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei descreve totalmento td q passamos com bom humor.

  8. E bem assim mesmo. Mas e magico ser mae

  9. Não tive nem metade disso, mas o texto é enraçado!!

    Grávidas e mamães, leiam!!

  10. Maria Aguiar Souza

    verdade

  11. Descreve TUDO, tudo mesmo! kkkkkkkkkkk amei o texto!

  12. Olha Fernanda Holthauzen Abreu senti uma perfeita descrição do que estou passando… rs adorei o post.

  13. Me senti descrita neste texto hehe mais vale a pena no final quando eu ver meu pequeno <3

  14. Melhor post de gravidez que já li … Meninas super me identifiquei ! kkkkkkk

  15. Nunca ngm foi tão exato… até chorei rs

  16. Perfeito, e assim mesmo , mas vai valer muito a pena, disso tem certeza

  17. aiinnn ta passando muito rápido..daqui a pouco o Matheus ta ai!!!

  18. M Claudia Théo Zucchi

    Minha gravidez descrita aí. Mas confesso que não Sentirei saudades. O final da gravidez está sendo a pior parte. Texto ótimo.

  19. Verusca Rizzardo

    Não tive nenhum desses incômodos! 0%!

  20. Nossa estou esperando tudooo isso, ja estou mo 8 e 3 semanas…e nao senti nada, nao tive aquela marquinha lindaaa na barriga, nao tive enjoos, nao tive estrias(ainda) meus seios estao.do mesmo tamanho, meu intestino esta super bem e agora mesmo estou fazendo as unhas (faço toda semana) entao nao pude curtir nada dessas coisas para reclamar um pouco e depois falar que eu fui mulher de verdade :-/ ate que algimas coisas tenho vontade de ter (desejo, inchaço pra parar de fazer as coisas) mas outras sou agraciada por nao as ter 🙂

  21. A minha gravidez, foi exatamente assim…

  22. Jaqueline Murbak

    Kkkkkk.Incrìvel como apaga da memória, já nem lembrava destes males. Tenho muitas saudades do me barrigão !!!!!

  23. Parabéns a escritora, texto incrível e original. Parece ate meu diário.

  24. Adorei! Eu alem de tudo isso ainda ganhei de brinde uma Síndrome de Intestino Irritável que me causa dores terríveis no intestino, não posso comer praticamente nada q piora, apesar da fome de leao. Entao eu como, eh claro, e passo mal demais… Estufamento, gases presos q quase me matam, intestino totalmente preso… Enfim… Otimo poder saber q sou simplesmente humana como tantas outras mulheres e q nao eh bem assim como tantas outras tentam transparecer… Ai ai… Amei o post!

  25. Nossa, é a descrição perfeita da minha primeira gravidez…..ri muito, me fez bem, precisava rir um pouco, descreve perfeitamente oque acontece na gravidez…adorei!!!!!!!!!!!!!!

  26. Kkkkkkk….
    Que otimo texto, parabens!!! Eh exatamente o que passamos, mas tudo vale tanto a pena. Bjss

  27. Joelma Do Couto de Paula

    May vc esta muito linda gravidinha, espero te ver antes de tirar a barriga adoro sentir bebe mexer….Bem vindo Vicente!!!!

  28. Sheilinha Hodas Cavallaro

    Não senti falta da primeira, e nem sentirei desta. O pior foi o final pra mim tmbm. Foi bem desagradável e cansativo. Espero que esta sej melhor. Também adorei o texto. Objetivo e verdadeiro. Coragem amiga, e uma boa hora pra vc.

  29. Sheilinha Hodas Cavallaro

    Não senti falta da primeira, e nem sentirei desta. O pior foi o final pra mim tmbm. Foi bem desagradável e cansativo. Espero que esta sej melhor. Também adorei o texto. Objetivo e verdadeiro. Coragem amiga, e uma boa hora pra vc.

  30. Sheilinha Hodas Cavallaro

    Tudo verdade. Sorte de quem não passa por isso. Estou grávida do meu segundo filho depois de 11 anos do primeiro. E estou ainda pior. Kkkkk
    Também não vou sentir falta, e só quero saber da recompensa. Meu bebê!

  31. Ana Paula Araújo

    A minha primeira gestação foi exatamente isso e o parto foi um martírio, sofri bastante. Mas como o texto, senti saudades da barriga. Incrível como eu lembrava de tudo da gravidez e principalmente do sofrimento que foi o parto, mas queria engravidar novamente, como pode?! Agora estou com 8 meses e muito feliz da vida, com tudo acontecendo novamente e louca pra ver a mais nova princesa da minha vida. É Mágica, só pode!

  32. Joyce Louise Morais

    É bem por aí….e aquelas que não sentem nada me matam de inveja. 🙂 (glamour só em novela mesmo) – mas por um filho a gente aguenta tudo, acho que não tem amor maior que esse.

  33. É tudo verdade , a pior parte é ansiedade.

  34. Não tive nem metade disso..a única coisa q incomodava era o olfato apuradíssimo..se passasse alguem sem banho a 10 kms eu sentia kkkkl

  35. Lindo testo! Eu tenho uma filha de 17a. Agora tenho outro companheiro e somos loucos por filhos, é o nosso maior desejo, mas perdi 2 de 12 semanas, mas ainda temos fé que venho a engravidar e ter nosso ou nossos filhos..

  36. Descreveu perfeitamente a minha situação kkkkk!

  37. Oi? Você descreveu meus últimos 9 meses! =O

  38. Eu nunca vi um texto que descrevesse tão impecavelmente uma gestação. Eu comecei rindo e terminei chorando de emoção…kkk…coisas de gravida!!

  39. Adorandoo minha gravidez vale a pena passar por tudo isto pois depois só ficara na lembranças tudo nesta vida passa só as lembranças prevalecii obrigaduu Jesus pois tenho este privilegia de estar gravida pela terceira vez tem tantas mulheres por aii que tem tantas dificuldades

  40. taáa a partee qe mais parecee cmg eé estaá: 'Então você vai dormir, e começa uma epopeia: vira para um lado, vira para o outro. Não há posição. Vira mais. Duas horas depois você consegue estar mais confortável. Vai pegar no sono e… o bebê começa a se mexer! Mais um tempinho e sono vem, vem junto com a vontade de fazer xixi. Volta, dá uma espreguiçada para aliviar a tensão e ganha uma câimbra de brinde. Para quê dormir, não é mesmo?.. tudo fatoo gnt, como ta sendo ruim dormir :S n posso beber nd cm leite ou derivados qe mee da um estomago ruim pacaramba,.. maiis msmo assim n vejo a hora estou muito anciosa pra ver minha boneqinha 😀 – de 20 dias filhota <3

  41. VERDADE! Mas acredito que vou sentir saudades…

  42. Carlos Micheloni

    Ketlyn Wulff paragrafo 7 !!! Sabia que não era eu !!! Paragrafo 10…kkkkk

  43. Descriçao perfeita da gravidez….a minha foi assim, do jeito q foi descrito…texto perfeito..

  44. kkkkkkkkk texto maravilhoso! E não é que agente esquece mesmo depois???

  45. Patricia Rodrigues

    quase mijei de rir, kkkkk eu todinha aí…

  46. imagina está avôs aqui do interior…

  47. Verdade qndo a gente passa e ruim mais depois vem a saudade kkkk

  48. Gente!! To no segundo trimestre da gravidez e to achando o maximo ateh agora! Kkkk nao enjoei nao sinto fome de leao adoro me vestir no meu novo corpo.. Sono sempre senti pra mim nao foi diferente nem novidade.. Estrias zero.. Amo sentir ele mexer.. Ainda nao inchei nao engordei.. Nao tenho gases nem azia nem nada.. Pelo visto estou gravida mas nao sei ainda o q eh estar gravida!! Agradeco a Deus tdo dia por isso pq sei q mts sofrem muito mas msm assim vale a pena! Boa sorte meninas!

  49. Tânia de Andrade passei por tudo isso , e um pouco mais…. Mas mesmo assim sinto saudade…. Tive 3 filhas!!!!

  50. Ainda não sou mãe, mais posso imaginar como deve ser mágico esse momento, muito lindo amei e me emocionei ;*

  51. Que absurdo… Não passei por nada disso!!! Minha gravidez foi perfeita gracas a deus!!!

  52. Adorei, adorei!!! Ainda estou no meio da gestação, torcendo pra esquecer todo esse incômodo… E vc me diz que tem mais coisa por vir…. Kkkkkk. Muito bom, adoro seu blog, me ajuda muito.
    Bjs amore

  53. kkkkkkkkk Te amo Diiirceeeeeeeeeee … Vc descreveu minhas 3 gravidez . O engraçado de tudo isso e que quando o bebe nasce , passam uma borracha e vc esquece tudo que passou os 10 meses (quem falou que é 09 ?) e a unica coisa que vc quer e escutar aquele chorinho e saber se o bebe e perfeito ,se tem os 20 dedinhos , se é realmente menina ou menino, se tudo esta bem.Essa é a magica da maternidade voce esquece oque passou na gravidez pra ter espaço pra outras preocupaçoes … rrrsss

  54. È bem assim mesmo,mas não acho que tudo isso é ruim.Mãe é mãe,e tudo isso tem reconpença no final…Adorei o texto…bem bolado,mas algumas palavras que não concordei como"Alien dentro do ventre".Vejam se é jeito de chamar um bebê assim.

  55. alien dentro do ventre. HUAHUAHUAHUHUAHUAHUAUHUAHUHAHUAUHAHUHUAUHA cuida da bem da alienzinha ein

  56. Manga com vinagre??? ahahahahahahaha Sensacional! É tudo isso com saudades.

  57. Perfeito!! Achei esse texto na net porque estou enlouquecida de sono e minha bebê de 31 semanas não para de se mexer na barriga . É 1h21 da madrugada e tenho, além do sono, muita vontade de fazer o segundo assalto à geladeira da noite. Vai entender…

  58. Rindo até 2020! Só li verdades!!! Obrigada pelo momento de diversão!!

Deixe uma resposta