Guia completo para montar um lanche nutritivo

guialanche

Conheça a combinação para turbinar o recreio do seu filho com um lanche nutritivo

Montar uma lancheira que agrade aos filhos e seja saudável não precisa ser uma missão impossível. Com este guia completo, o lanche das crianças será balanceado e variado, com diversas opções para os mais variados paladares.

O segredo é colocar 1 alimento fonte de carboidratos (Energéticos), 1 alimento fonte de proteína (Construtores) e 1 ou mais alimentos fonte de vitaminas e minerais (Reguladores).

Grupo dos Alimentos Energéticos

Grupo de alimentos composto por cereais, massas, tubérculos e raízes. Estes alimentos fornecem um nutriente chamado carboidrato, responsável por abastecer energia necessária para que o nosso organismo realize atividades do dia a dia, como correr e brincar. Principais determinantes do excesso de calorias diárias e suas consequências para o aumento de peso.

Grupo dos Alimentos Construtores

Grupo de alimentos composto por carnes e ovos, leguminosas, e leite e derivados. São alimentos ricos em proteínas e minerais (cálcio e ferro). As suas funções se concentram na formação e na reparação dos tecidos e dos músculos do corpo, além de auxiliarem no crescimento e na proteção do organismo contra doenças.

Grupo dos Alimentos Reguladores

Grupo de alimentos composto por frutas e hortaliças. São alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, responsáveis pela boa manutenção do organismo, além do desenvolvimento adequado da criança. Os alimentos deste grupo englobam frutas, legumes e verduras.

Escolha 1 (um) alimento de cada grupo dos alimentos para montar a lancheira do seu filho:

Grupo dos Energéticos

Grupo dos Construtores

Grupo dos Reguladores

Pães: – Francês: tradicional, integral;- Pão de forma: tradicional, integral;- Torrada: tradicional, integral;- Mini Pão Sírio: tradicional,  integral. Queijos:– Mussarela light, Prato, Minas, Cottage, Ricota, Creme de Ricota, Requeijão light, Queijo pasteurizado light;- Cubinhos de queijos variados (de preferência os brancos). Frutas frescas: Banana, Maçã e Pêra (com casca para não escurecer);- Cereja e Morango inteiros;- Abacaxi, Goiaba, Laranja, Mamão, Manga, Melancia e Melão picados;- Kiwi picado ou cortado ao meio;

– Ameixa, Caqui, Pêssego e Nectarina sem caroço;

– Uva sem semente;

– Papa e Salada de frutas.

Biscoitos:– Salgado integral;- Doce integral;- Biscoito tipo “cream cracker” ou água;- Biscoito de leite ou tipo  “maisena” (sem recheio e  sem cobertura);

– Mini cookie integral.

Frios:– Peru, Chester, Presunto magro, Lombo, Atum enlatado (em água). Sucos: Natural;- Polpa;- Soja (1 dia da semana);- Água de coco;

– Água de coco batido com frutas;

Bolo nutritivo*: Caseiro e de sabores  diversos (sem recheio e sem  cobertura). Leites: Leite integral, semidesnatado, desnatado;- Leite Fermentado (1 dia da semana);- Achocolatado (1 dia da semana);- Vitamina de leite ou iogurte com frutas; Hortaliças: – “Palitos” de vegetais(Pepino, Nabo e Cenoura);- Tomate e Tomate Cereja;- Cenoura “baby”.
Diversos: – Cereal matinal;- Barra de cereal de frutas;- Granola. Iogurtes:– Natural, coco, com mel ou com frutas;- Petit-Suisse caseiro (com ricota).

flavia

Check Also

o que eu vou dar para meu filho comer?

Você ainda vai pensar nisso hoje: O que eu vou dar para meu filho comer?

Na hora de pensar o que dar para meu filho comer, só não posso esquecer …

Deixe uma resposta