Gravidez (real) Semana a Semana: 1º Trimestre

primeiro trimestre

 

As verdades verdadeiras sobre o primeiro trimestre da gravidez semana a semana

Da concepção ao nascimento, diiirce vai te contar toda a real sobre a gestação. Nas fotos, nas internetes, nos comerciais da TV, a gravidez é um período mágico. Até aí, nenhuma mentira. Mas é que ninguém mostra o que é que rola atrás das cortinas do espetáculo da gestação. Acompanhe aqui os bastidores trimestre a trimestre. 

<< Incômodos da gravidez: você ainda vai sentir saudades disso tudo>>

Com vocês… As descobertas

Semana 1: Parabéns! Sua menstruação chegou e você está grávida! Ãh?! Pode parecer estranho, mas a contagem da gravidez começa com o primeiro dia da última menstruação. Ou seja, toda mulher menstruada é uma gestante em potencial. Vai lá dar parabéns a sua amiga que menstruou, só para dar um sustinho nela, vai!

Semana 2: Acabou aquele período chato do mês. Aproveite para agendar para semana que vem um encontro romântico com seu parceiro, tipo combo barzinho + motel, um fim de semana na praia num chalezinho. E aproveite para comprar um diário para fazer o registro de sua futura gravidez.

Semana 3: O bicho tá pegando. Ovários a todo vapor, espermatozóides empolgadíssimos. Se nenhuma dor de cabeça atrapalhar, é hoje! Se o espermatozoide que encontrar o óvulo for rápido, o bebê será um menino. Agora se o espermatozoide demorar duas horas para se arrumar, mas for forte e durar algumas horas (até dias) no caminho de encontro ao óvulo, daí é uma menina que chega.

Semana 4: Já era! A partir dessa semana você pode oficialmente ser chamada de mãe. É aqui que as mães mais sensíveis começam com as intuições.

Semana 5: Seu bebê ainda não é um bebê – é um embrião. E você provavelmente não se sente grávida ainda. Aproveite, porque o bicho vai pegar!

Semana 6: A menstruação tá atrasadíssima. É hora de tomar coragem e fazer um exame de farmácia. Se der positivo, parabéns, não tem erro. Se der negativo, pode ser que seja positivo. Então corre num laboratório que daí é garantido. Ou não. Você planeja mil coisas para anunciar a gravidez de jeito inovador e surpreendente, mas o máximo que consegue fazer é chorar. Esse negócio de deixar de ser a filha e passar a ser a mãe está dando um nó na sua cabeça!

Semana 7: Sua barriga parece inchada, você sente cólicas, os seios doloridos… Quem ainda não fez um teste de gravidez, jura que está para descer a qualquer minuto. E quem já sabe que está gestando acha que está com algum problema. Mas relaxe, nada mais é do que seu útero se expandindo para ficar do tamanho de um mamão papaia.

Semana 8: Curtindo bastante os enjoos matinais? Você come uma bolachinha água e sal antes de sair da cama, chupa gelo, toma suco de limão, toma até o remédio contra o enjoo, mas nada é tão forte quanto esse sintoma tão comum da gestação. São os hormônios! (você ainda vai ouvir muito essa desculpa, que após o nascimento do filho se transformará em “é virose”)

Semana 9: A recomendação é que a gestante faça alguma atividade física, como ioga, caminhada, pilates, hidroginástica. Mas de onde é que a gente tira disposição com esse sono e essa fadiga toda?

Semana 10: Você achava que só ia enjoar pela manhã, né? Sabe de nada! Você enjoa com cheiro de comida, perfume, enjoa de música, de roupa de cama, de móveis. Tem gente que enjoa do cheiro do marido, dos filhos. A vontade é de ir para um daqueles quartos brancos de reality show. Mas pense que você também vai enjoar de lá. Isso passa, e em breve seu enjoo se transformará em fome.

Semana 11: Não é que todo esse cansaço, enjoo e mal estar têm seu lado bom? Ouvir aquele tchucotchucotchucotchuco do coraçãozinho do bebê batendo é uma das coisas mais sensacionais que existe. A prova de que há uma vida dentro de você. Você vai querer ouvir esse barulhinho todos os dias, até seu bebê nascer.

Semana 12: Você já não se reconhece no espelho. Se fosse só a barriguinha saliente… Mas o bico dos seios está maior e mais escuro, seu quadril está maior, sua pele está estranha. Lembra do “são os hormônios”? Pois bem. E quando tudo o que você sabia sobre a gestação parecer uma grande mentira, pare e pense que um terço dessa jornada já foi!

Check Also

Mães de primeira viagem: 20 conselhos que vocês devem ouvir

20 conselhos que as mães de primeira viagem precisam saber

Mães de primeira viagem se sentiriam mais tranquilas se soubessem a verdade da maternidade. 1. …

40 comments

  1. Natália Piassentini

    hahahahha demais! Adorei! Esperando pelo próximo trimestre…rs Vai que eu me animo! SQN. rss

  2. Natália, vou proibir seu acesso ao blog até que vc apareça com o positivo em mãos. hahahaha

  3. Natália Piassentini

    Blog da diiirce hahahah, agora é sério. Você a Beatriz Zogaib ficam me ludibriando com essas barriguinhas salientes ai e eu quase não resisto… Mas estou recuperando minha sanidade, quem sabe a perco de novo daqui uns 3 anos… ou mais…

  4. Amo seus post!!!! Tô entrando hoje na 12ª 😉

  5. Siiimmm….Exatamente isso diiiirce. Adorei a descrição. Estou entrando na 17ª semana esperando a fase boa chegar!! hehehehe

  6. hoje estou entrando na 6ª semana

  7. foi nessa fase que senti mexer a primeira vez !!! tão gostoso !!

  8. Fabi Du

  9. Em breve vou publicar o segundo trimestre. Aguarde! 😉

  10. Kkkkkkk… mto bom!

  11. Olá, sou nova por aqui e já estou amando…Estou entrando hoje na 7 semana.
    Anciosa pelas demais semanas….

  12. Ai não sei o q fazer não consigo me aceitar, iritada, estressada sabe tudo e motivo pra chorar se sentir sozinha….Já estou com 4 semanas….esta sendo muito difícil o que eu faço ….

  13. Kkkk eu ja passei por tudo isso tenho um principe lindo de 8 meses, mas tudo oq está escrito aqui é verdade, descobri minha gravidez ja estava de quase 12 semanas pq eu sentia cólicas, dores essas dores nos seios e achava que a qualquer momento iria descer por isso demorei para fazer o exame rsrsrs, ri muito lrndo essa matéria =)

  14. Uma boa ideia Fernanda vou procurar sim fazer algum exercício, ate pqso fico em ksa, pode ser tbm por isso e acaba contribuindo para esse meu comportamento….

  15. Kkkkk…muito bom,graças a Deus estou na 21semana.

  16. Estou na 8 semana só choro me sinto sozinha irritada enjoada não tenho vontade de fazer. Nada

  17. Adoro o blog e a forma sincera e descontraída…. Estou de 25 semanas, mas posso dizer que fui uma dessas bem aventuradas que não passava mal, não enjoava com cheiro nenhum e assim permaneço rs vale uma ressalva eu não podia ficar de estômago vazio, comendo a cada três horas td era lindo rs….
    Mas td esses sacrifício é por um motivo maravilhoso e que mulher é guerreira ninguém dúvida, então bota ser forte que a recompensa logo chega ;). Bjs Jacke

  18. Tudo verdade!!!!!
    Só que eu nunca vomitei, só enjoei! E nunca tive sono, foi insônia nao dormia antes de 4h..
    Adoro!! Sua realidade!

  19. Muito bom ♥ estou cm 18 semanas

  20. Não sinto nada….: (

  21. A minha primeira gravidez não tive sintomas nenhum, tudo correu lindamente 😀 esta segunda esta toda descrita no seu post, tal e qual 🙂 entro na 12° sexta feira 😀

  22. Esperando isso acontecer em breve comigo. Meu sonho é ser mãe 🙂 rsrsrs

  23. Diiirce, quando vai ter a gravidez real do segundo e terceiro trimestres?

  24. Kkk exatamente assim, adorei

  25. Olá sou nova aqui,estou entrando 8 semanas
    e ainda não senti nenhum sintomas só mesmo os seios doloridos.

  26. Olá… Estou na 7 semana, meu Deus qse morro d enjôo o dia inteiro!! Sono então nem se fala… estou mto ansiosa para minha barriga começar a crescer😍

  27. Cansaço, mal humor, enjoo, sono, mal humor e mais enjoo. Vamos lá! 09 semanas do meu João Pedro rs
    Adorei o post, sou nova aqui!

  28. Olá minha tpm veio em 4 de setembro ,sangue vermelho vivo ,como se fosse rosado,muito fino e pouquissimo fluxo ,durou mais ou menos uma três dias.Agora em Outubro minha TPM não veio ainda ,será possivel que eu esteja grávida.

  29. Eu estou cm uma suspeita..🤔
    Ms meus seios estão inchados minha barriga tá dolorida e inchada tbm… me falaram pra dieta e aperta a barriga devagar se eu sentisse alguma coisa eu estaria sim grávida ms não senti nada.. minha menstruação veio dia 19 de setembro dia 22 de Outubro fiz o de sangue e deu negativo 🙁.. não sei s faço outro ou espero ms…….

  30. Adorei o post!!! Hoje finalizei as 12 semanas, tem sido muito difícil lidar com todos os sintomas o mal estar generalizado me deixa desesperada, todos me dizem que vai melhorar depois das 12 semanas e eu me divido entre o pânico destes enjoos não passarem e a esperança de que em breve vou acordar sem sentir vontade de vomitar o café que eu ainda nem comi… É minha primeira gravidez e por mais que eu e meu marido tenhamos desejado muito nosso baby, acho que não estava preparada para tudo isso. Espero realmente melhorar para curtir esse momento da minha vida

  31. A gente tou. Quais louca eu istou grávida e minha metruacao venho em setembro dia 20 ai fique três mês sei usa remédio porque n tinha ninguém ai voltei para meu namorado e ai comprei um remédio para toma ai oque aconteceu eu usei ele primeiro e depois tomei remédio ai ele dizer que tem que conta. Pelo dia que trazou comigo dia 1 primeiro de outro ou seja agente conta pela a última da data da utima metruacao ? Tou quais ficado louca quando ele dizer isso?

  32. Olá,estou com 5semanas e não tenho nenhum sintoma.ano passado sofri um aborto retido.estou muito nervosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: