Gravidez (real) semana a semana: 3º Trimestre

terceiroReta final da gestação, e o pensamento que fica é: falta muito para o bebê nascer?

Seis meses se passaram, algumas semanas passam voando, outras se arrastam. A noção do tempo é muito relativa quando se está grávida. Quando se chega ao terceiro trimestre da gestação essa dicotomia fica mais intensa. Os dias vão passar voando, mas as últimas semanas vão parecer que duraram anos. Isso se deve a um fenômeno que marca qualquer gravidez, não importa a fase, a idade, a cultura, a classe social, o número de filhos, o risco ou não da gestação: a ansiedade assombra todas as grávidas. A maneira como lidamos com ela é que nos faz diferente. Acompanhe hoje o terceiro trimestre da saga da gravidez semana a semana.

Semana 25: Você já deve estar começando a ter dificuldades para encontrar uma posição para dormir. Já tem 45 travesseiros para se ajeitar, dorme meio sentada, quando não resolve ir para o sofá. É, amigue, você devia ter escutado os conselhos das tias e ter dormido no início da gestação…

Semana 26: Chega aquela hora feliz e aguardada (só que não) de se fazer o teste de curva glicêmica. Um exame em que, em jejum, você deve apreciar um ou dois copássos de um líquido parecido com aquele refresco em pó de limão acrescido de umas 10 colheres de açúcar. Se você não beber rápido, ele chega a empedrar. Você deve ficar ali no laboratório por umas 2 horas, colhendo sangue de tempos em tempos. E aquele doçume fermentando na sua barriga. Mas força na peruca para aguentar, pois se você vomitar, o exame é cancelado, e você precisa repetir o procedimento outro dia. Aproveite para dormir (porque dá um sooooono), ler ou acompanhar suas redes sociais.

Semana 27: Então você encontra uma posição confortável para dormir depois de rodopiar pela cama, pega no sono e… Cãimbra! Isso se deve ao cansaço do seu corpo. Então descanse e coma bastante banana. Mais umas 10, 12 semanas, e as cãimbras somem como um passe de mágica.

Semana 28: Vamos falar de vontades? Do picolé de limão com shoyo, ao feijão com chantili. Você vai sentir desejo de comer algo estranho, ou que não está acostumada a comer. E mesmo se não tiver, se aproveite da gravidez para matar suas vontades! Nutella, chocolate, sorvete, churrasco, lasanha… ninguém recusa um pedido de grávida!

Semana 29: Final de gestação é época de chá de bebê. Seu bebê vai ganhar muitos presentinhos, mas você vai se estressar até lá com os comes e bebes, as lembrancinhas, as atividades… Vai fundo, porque o cansaço vale a pena, se você planejar uma festinha para ser rodeada de pessoas queridas.

Semana 30: Você liga no laboratório e é o maior constrangimento para marcar o exame de streptococo. Você deve falar com todas letras ao atendente que deseja agendar um exame de coleta de secreção vaginal. É um exame importantíssimo e não se pode pular. Então enfie sua cara num saco de papel e agende seu exame. Estarei aqui torcendo para que, quando você chegar ao laboratório, o atendente saiba o que é exame de streptococo, e você não tenha que repetir “coleta de secreção vaginal”. E juro que não compreendo porque ainda não inventaram um sigla para esse exame, como fazem nos de sangue. É para zoar as grávidas mesmo?

Semana 31: E a grávida chora! Chora de alegria, de tristeza, de fome, de alívio… Lê notícia triste no jornal e chora, vê propaganda de creme dental e chora, escuta o carro da pamonha e chora. É muito hormônio, muita sensibilidade, muita coisa junto. Então o escape vem pelas lágrimas.

Semana 32: Todo mundo fala das dores nas pernas, no quadril, mas ninguém fala da dor na periquita. Sim, as grávidas sentem dor na periquita, por causa dos movimentos dos ossos do quadril, da bacia. E o alívio é sentar de pernas abertas. Aaaaaah, o glamour da gestação!

Semana 33: Nesta fase da gestação, sua tia-avó vai dizer que os cabelos do bebê estão nascendo, devido à azia que você está sentindo. A avaliar por esta perspectiva, o pai da criança deve ser o Tony Ramos ou o primo Itt da Família Adams. A azia se deve a esse barrigão pressionando todos os seus órgão, amassando seu estômago e prejudicando sua digestão. Pode ver que você come um mini prato de salada, e a sensação é ter passado 4 horas numa churrascaria, com direito a duas sobremesas, café e licor.

Semana 34: Você está implicante e impaciente com alguém? Geralmente as grávidas perdem as estribeiras com determinadas pessoas. Ficam Seu Saraiva total com alguns conhecidos e muitos desconhecidos. Esse mau humor se deve ao combo ansiedade + hormônios + prisão de ventre + cansaço + peso. Calma, miga, tá acabando.

Semana 35: Já arrumou a mala da maternidade? É tempo de arrumar as roupinhas, lavar e passar tudo, separar os kits. E lavar de novo, e passar mais uma vez, e organizar a mala umas 30 vezes. Dizem que é síndrome do ninho, que a mãe se prepara para a chegada do bebê querendo arrumar e organizar tudo. Eu chamo de paranoia gestacional.

Semana 36: Você tinha roupas lindas e maravilhosas até chegar ao fim da gravidez. Agora, só 2 batas e 2 vestidos te servem. E justamente nenhuma peça combina com o chinelão do marido – que é o único calçado que comporta os pés inchados. Relaxe, com a barriga do tamanho que está, ninguém vai enxergar seus pés, muito menos você. Invista em acessórios para o cabelo e penteados diferentes, que desviam o olhar da sua barriga.

Semana 37: Seu bebê já está tecnicamente pronto, mas pronto mesmo só quando ele der os sinais de que está para nascer. Até lá, você terá que ficar contando contrações. Aproveite para dar um tapa no visual e aprender uma técnica de maquiagem que diminua o tamanho do nariz. Pois seu nariz, seus lábios e suas orelhas devem estar inchados, te deixando com cara de sono 24 horas por dia. E, sim, você está com sono 24 horas por dia.

Semana 38: O número do seu obstetra está no top 10 do seu celular, e as idas constantes ao pronto socorro fazem parte da sua rotina. Você incha, se coça, não dorme, tem dores, cãimbras. Mas tudo é lindo! Está chegando o grande dia, e seu coração está tão inchado quanto os seus pés! E não ache estranho se seus parentes e amigos te ligarem todo santo dia perguntado se está tudo bem. A ansiedade é contagiante.

Semana 39 em diante: Se seu bebê ainda não nasceu, então você está vivendo a eternidade que dura um dia após o outro até o grande dia chegar. Chega Natal, Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, chega o Natal de novo, mas não chega o dia do parto. A gestação, na verdade dura 9 meses e mais uma eternidade. É meio clichê, mas aproveite. Pois depois do dia do nascimento o tempo vai voar, e quando você piscar, seu bebê já estará indo para a faculdade. Você já está esgotada de tanta loucura, mas, garanto, você vai sentir saudades de todos esses sintomas!

Confira também Gravidez (real) semana a semana: Primeiro e o Segundo Trimestre.

 

Check Also

Mães de primeira viagem: 20 conselhos que vocês devem ouvir

20 conselhos que as mães de primeira viagem precisam saber

Mães de primeira viagem se sentiriam mais tranquilas se soubessem a verdade da maternidade. 1. …

17 comments

  1. Nossa senhora… estou na 34ª semana, pretendendo trabalhar até o último dia. Mas está tão dificil, o sono não deixa, as dores de estomago são constantes, o mau humor é contagiante… Além do mais estou devendo horas na empresa.. tá dificil, mas como você disse força na peruca.
    Fiquei preocupada agora, meu GO não passou nenhum dos dois exames citados no texto.

    Abraços e obrigada por me entender!kkk

  2. Muito bom o artigo. Obrigada por me abrir os olhos.

  3. 25- nao tenho travesseiros
    26- nao fiz ainda
    27- sem comentarios, sao muito chatas
    28- passo vontade o tempo todo ultimamente, recusam sim…
    29- nao terei um cha de bb
    30- to indo pra 31 e nada de pedirem o exame
    31- choro com dor no bolso
    32-perfeito
    33- perfeito
    34-perfeito desde a semana 1
    35- nada pronto ate agora
    36- nem as 2 batas
    37- sono desde a semana 1
    38 e 39- panico

  4. Adorei! Me identifiquei mto! Obrigada por me mostrar que não só eu à "louca, ansiosa, chorona, implicante e etc etc…"

  5. ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!FINALMENTE ALGUEM DIZENDO A VERDADE!!!!!!!KKKKKKK

  6. Tô com 33 semanas Mais os sintomas são de 34 nunca vi eu tão irritante ainda mais com o coitado do meu Marido q tem q me aguentar
    Adorei a matéria

  7. Estou assim, vivendo dias eternos. 38 semanas

  8. Muito bom estou acompanhando rigorosamente essas semanas kkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Texto maravilhoso kkkk super eu rsrz

  10. Adorei a matéria
    Falando sobre a gravidez na real.

  11. mto bom o texto, é mto dificil encontrar um tao claro assim! Confesso q estou ansiosa, com medo, acho que como qq mae de primeira viagem. O GO ainda não me pediu nenhum dos 2 exames tbm…pq sera? chega logo Arthur!!!!

  12. Não vejo a hora de tudo isso passar, ja não sei o que vestir. . .

  13. Ola estou de 35 semanas e agora começaram as dores e estou inchada
    não tenho o que vestir ja engordei 10 quilos
    ando sem paciencia e não tem posição pra ficar
    quero que minha Isabella venha logo!!!

  14. Até que em fim, uma matéria realista do que é passar por pelo terceiro trimestre de gravides, valeu mesmo gente, estou rindo e chorando ao mesmo tempo. .kkkk amei

  15. Adorei, mooortaaaa kkkkkkk ainda estou entrando na 7 semana

Deixe uma resposta