Faxina com crianças: 15 dicas para a limpeza virar brincadeira

faxina

Faxina com crianças é possível e pode ser muito divertido

Outro dia li que fazer faxina com crianças em casa é como escovar os dentes com Nutella. Isso tem lá seu percentual de verdade. E só quem cuida da casa tem noção da dificuldade que é limpar tudo com o desafio de driblar os filhos e proteger os ambientes limpos da devastação rápida e ampla, comparável a um tornado.

Mas desde que passei a envolver as crianças na organização da casa as coisas melhoraram. Confesso que ainda estou num processo de implementação, mas vê-los participar das tarefas do dia a dia tem sido bacana tanto para mim, que passei a ser valorizada, quanto para eles, que passaram a sentir mais capazes e atuantes na rotina da família.

Segundo a rainha do camarote do lar, a presença das crianças como ajudantes agrega valor à faxina!

images1) A faxina tem que ser divertida se você quiser a ajuda das crianças: jogos, desafios, músicas, faz-de-conta, vale tudo para que aquilo seja apenas mais uma brincadeira.

2) Lei do pegou um, guardou outro: organize os brinquedos em caixas ou cestos e estabeleça a ordem de que se quiser pegar um brinquedo diferente vai ter que guardar o anterior.

3) O timer é seu amigo: estabeleça um tempo para que as crianças consigam realizar suas tarefas com o tempo correndo. Será mais um desafio!

4) Valorize cada tentativa das crianças: no começo não vai sair tudo como planejado, até porque seus filhos estão aprendendo uma nova atividade. Então qualquer incentivo é válido. E toda conquista merece uma recompensa, como 30 minutos de brincadeira com a mamãe, uma tarde de filme e pipoca, bolhas de sabão no banho.

5) Resista a refazer o que as crianças fizeram e à tendência a corrigir cada tentiva delas. Acredite no potencial de aprendizado dos pequenos.

6) Saia bastante: quanto mais estiver fora de casa, menos bagunça será feita: vale fazer um piquenique no quintal, um jantar inesperado na casa da avó, um lanchinho no parque.

kaleyann_cleaningkit_027) Dê às crianças um kit limpeza com um avental, luvas, panos coloridos e de diferentes texturas, um spray com água, uma escova de dentes velha, um baldinho e até minivassoura e minirodo. Eles vão amar ter o próprio arsenal de limpeza.

8) A cada tarefa explique a seus filhos o que você espera deles: “não quero que faça perfeito, mas quero que fique bacana e que você se esforce, assim como a mamãe!”

9) Não desanime se nada funcionar nos primeiros dias, e as tentativas de ajuda virarem um caos. Lembre-se de que quando eles estavam aprendendo a andar ou comer sozinho também foi difícil, caótico, mas ninguém desanimou. O processo é o mesmo.

10) Cante: invente músicas para limpar e organizar para animar as atividades.

11) Crianças precisam de missões e objetivos a serem cumpridos. Estabeleça 3 metas por dia e incentive, como, por exemplo, dobrar o pijama, colocar a roupa que usou no cesto e levar o prato à pia após a refeição.

12) Fantasie: finja que os heróis vão salvar a casa da sujeira, que a cinderela deve limpar o castelo, que são uma equipe de faxineiros profissionais… Invente, se vista, mergulhe no faz de conta.

13) Faça junto e se envolva: de nada adianta a mãe estabelecer o desafio de, por exemplo, juntar os brinquedos do quarto no tempo de uma música, enquanto ela faz outra coisa. Tem que ser junto, incentivando, transformando aquele tempo em algo para fazerem juntos.

14) Mude as tarefas: não dê sempre as mesmas atividades, varie o desafio, dê tarefas simples, apimente com outras mais cabeludas.

15) Se nada der certo, permita apenas que as crianças brinquem com alguns itens da faxina. Lembrando sobre a segurança das criança e que produtos de limpeza e baldes com água deverão SEMPRE estar fora do alcance dos pequenos.

Check Also

Migalhas: você precisa saber delas antes de ter filhos!

Você acha que está na praia, com o pé na areia, mas são apenas migalhas …

4 comments

  1. Diiirce, minha limpeza com Joaquim fica divertida por 5 minutos. Depois é um tal de “cuidado com a vassoura”, “olha o lustre”, “não pega esse pano com produto”. Hj mesmo fui jantar na sogra só para não estragar a arrumação. Ra! Bjs

    • Fabi, tente coisas menos arriscadas. Talvez colocar paninhos de microfibra na sola da meia do pequeno e fazer ele deslizar pela casa! Tipo, vc não precisa passar pano, e ele vai de divertir! 😉 #diiirceesperta #diiirceligeira

  2. mto legal tenho três meninos e sinto falta de brincar com eles por causas das tarefas assim é forma de consiliar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: