Dificuldades no EAD

Que dificuldades o aluno pode encontrar num ambiente virtual on-line?

As dificuldades encontradas por alunos em ambientes on-line de aprendizagem podem ser divididas em três aspectos: afetivo, pedagógico e tecnológico. A ver:

AFETIVO

  • Interação entre alunos: aluno sente falta de compartilhar idéias com outros alunos. Sente-se só durante o curso a distância
  • Feedback do professor: aluno não obtém uma resposta do professor acerca de seu desempenho. Não adianta apenas relatórios automáticos e resultados de testes: é preciso haver interação, já que nessa modalidade o aluno tende a assumir um papel mais ativo do que em salas de aula presenciais.

PEDAGÓGICO

  • Falta de tempo: a má utilização do tempo e a organização da agenda diária acabam por interferir na frequência ao curso.
  • Falta de disciplina: sem a presença face-a-face, muitas vezes os alunos deixam de realizar as atividades propostas e acabam ficam defasados em relação ao conteúdo do curso.
  • Interferências externas: estudar em casa ou no trabalho pode colocar a concentração em risco, uma vez que são diversos os fatores que chamam nossa atenção nesses ambientes.
  • Curso difícil: não compreender o objetivo do curso ou não fazer parte de seu público-alvo pode gerar dificuldades no entendimento das disciplinas. A falta de contato com o professor é um agravante nesse caso.
  • Material ruim: um material didádico de má qualidade leva o aluno à desmotivação, já que suas expectativas deixam de ser alcançadas.

TECNOLÓGICO

  • Falta de recursos/recursos mal utilizados: a falta de uso ou o uso inadequado das TIC atrapalha o bom desempenho do aluno. O projeto pedagógico precisa delimitar o uso e justificar a estratégica pedagógica para cada ferramenta, caso contrário, o aluno sente-se perdido.
  • Familiarização com a internet: não estar familiarizado com os recursos da web pode fazer com que o aluno se sinta deslocado, tanto na utilização das TIC como na compreensão da linguagem utilizada on-line.
  • Não-adaptação ao AVA: não estar integrado à interface do AVA pode fazer com que o aluno não entenda como realizar as atividades propostas.
  • Falta de requisitos para o curso: falta de um pólo-presencial ou de requisitos básicos para rodar o AVA no computador (programas, banda larga, sistema operacional)

36 comments

  1. Oi, eu mesma verdade muito dificil.

  2. luciane de oliveira

    Realmente,quando entramos num curso à distância este deve estar em primeiro lugar. E claro, o tempo é o senhor da razão para estarmos em conexão com os exercícios, professores, disciplinas e fóruns. O aluno que não se dedicar, não ter responsabilidade, não se comprometer em ser assíduo com a resolução das atividaes do curso, não souber usar o aparelho tecnológico, provavelmente não terá muito sucesso e o resultado esperado. Uma vez que entramos num curso de uma faculdade á distãncia, a dedicação será maior.. Então, tudo que devemos fazer, é nos dá esse tempo, relaxar, ter calma e tentar ser o máximo caprichoso para ser um aluno exemplar.

    • Luciane
      Mta gnt se inscreve num curso à distância achando q será mais fácil, mas na realidade acaba sendo mais difícil, pela dedicação e disciplina q a EAD exige.
      Boa sorte!
      Milene

  3. Albanez Daniella

    Estudar online é sempre um desafio com as novas tecnologias.

  4. SHEILA SANDREANI BATISTA DE ALMEIDA [ALLIBCOR20131]

    O ambiente tecnológico para mim está difícil, estou ainda me familiarizando com a plataforma Abraços a todos

    • Familiarizar-se com o ambiente e sua ferramentas é o primeiro passo para o aprendizado.
      E não tenha medo de errar ou experimentar. Aproveite todos os meios de comunicação com colegas e professores para entender como fazer uso dos recursos.
      😉
      Milene

  5. MARIA AUXILIADORA MOURA DE BRITO

    NUNCA ASSISTI AULA ONLINE, MAS, ACREDITO SER DE TUDO UM POUCO. O CONVÍVIO COM O HUMANO É BOM,, VOCÊ TIRA DUVIDAS, DIALOGA, CONSTRÓI AMIZADES, ENFIM É AGRADÁVEL. SE VOCÊ QUER FAZER UM CURSO , E, ELE SÓ TIVER ONLINE, TAMBÉM É BOM PORQUE VOCÊ APRENDE AQUILO QUE DESEJA, E, APRENDE A MANUSEAR A MÁQUINA. NA NOSSA VIDA TUDO É VÁLIDO, PRECISAMOS ACEITAR AS MUDANÇAS E O QUE VIER DE NOVO.

  6. Josefa nascimento rocha de araujo

    As dificuldade são muitas.A pessoa se sente só,sem ter com quem partilhar suas dúvidas e com um professor perto ,pode tirar as dúvidas de forma imediata. No aspecto pedagógico ,se pode dizer que falta tempo pra estudar porque trabalha ena folga do intervalo não tem como se concentrar.Enfim tudo se torna difícil principalmente conviver com a nova tecnologia.

  7. Como todo aprendiz ;.aceitei esse desafio, onde estou vivenciando essa nova etapa com satisfação integrando-me ao mundo da informática.

  8. maria Anete de macedo Costa

    Este texto retrata com uma fidelidade imensa todo o problema enfrentado por mim para participar deste curso,principalmente no que diz respeito ao uso das mídias digitais

  9. familiarizar com o ambiente virtual, e tentar ir se superando a cada experiência, pois as dificuldades existem para serem superadas.

  10. Elenilda Pereira da Silva

    Já participei de curso a distância e foi muito importante, pois todo o conhecimento adquirido foi através da formação. Aprendi a manusear a máquina e trabalhar com o meio tecnológico e havia encontros mensais que ajudava bastante. Sei que esse vai ser um pouco difícil, pois tudo é online, mas vivemos em busca de novos horizontes e vou aproveitar o máximo para ampliar e fazer uso do ambiente virtual.

  11. olá estou bastante feliz em esta participando deste curso a distância e sinceramente espero ampliar cada vez mais meus conhecimentos pedagógico.

  12. Realmente, é um pouco difícil conciliar, o tempo em relação ao curso a distância,principalmente quando não se tem,experiência com a tecnologia infelizmente ainda há pessoas que não consegue familiarizar-se.Eu por exemplo não sei todas as técnicas e sinto uma certa dificuldade, para enviar alguns conteúdos,preciso de tempo para desenvolver algumas habilidades tecnológicas,mas vou conseguir pois o que não me falta é força de vontade.

  13. Se empenhar ao máximo nesse curso é o meu foco. Se familiarizar com o Curso está sendo difícil, mas aceito desafios e sempre consigo concluir com êxito. A vida é um desafio constante. É mais uma etapa de minha vida…

  14. É interessante, mas muito difícil. Acho que é algo que requer muito esforço para superar esta minha dificuldade. Peço ajuda aos universitários para continuar…

  15. Katia Lanuza do Monte

    Neste primeiro contato, estou meu perdida. Pode ser que com o tempo às dificuldades desapareçam. Entretanto, vou continuar para poder superar minhas dificuldades.

  16. O curso é interessante mas a minha dificuldade é tecnológica .

  17. Edivane Guimarães da Silva

    Realmente é difícil. Só que o novo é pra quem tem coragem e disponibilidade.

  18. silvania de souza silva

    Encontrei muitas dificuldades pois não tenho experiencia com a tecnologia mas estou aprendendo aos poucos.

  19. Edlany Helena do Amaral Maciel

    De fato dificuldades existem mas aos poucos com a pratica conseguirimos superar as dificuldades do curso.

  20. colegas vamos tentar seguir nesta etapa.vamos nos ajudar.

  21. Estou gostando de poder participar desse curso embora o tempo me falte para me dedicar melhor, muitas coisas ainda são novas, mas sei que posso contar com todos vocês.

  22. Lucia Geralda Pereira

    Realmente todas as dificuldades apresentadas, são encontradas na minha realidade diária. Agora, eu sei que vou vence-las uma a uma … Conto com a ajuda das colegas e professores !

  23. AS DIFICULDADES SÃO BARREIRAS QUE ENFRENTAMOS TODOS OS DIAS,NÃO SERIA DIFERENTE,NESTE CURSO! MAS, ME SUPERO TODOS OS DIAS,POIS É NECESSÁRIO NA VIDA ……OBRIGADO POR ME AJUDAREM PROFESSORES.

  24. Maria de Lourdes Rodrigues de Sousa

    De fato as dificuldades são muitas, principalmente no que se refere a falta de tempo e a ausência de estar face a face com o professor, mas com força de vontade conseguisse tudo.

  25. Lucia Geralda Pereira

    Já fiz essa atividade

  26. e sim muito coisas tao dificildade, eu nao entendi que nada porque sou surda nao se comunicar que escrever o português

  27. Concordo que no inicio é um pouco complicado, porque é um ambiente novo, no qual estamos começando a conhecer. MAis, aos poucos você vai se familiarizando é só ir seguindo a instruções e qualquer dúvida perguntar aos nossos tutores ou professores.

  28. MARIA SARAH MOREIRA DA SILVA

    Estou sentindo grande dificuldade para encontrar o material para estudo e isso tem me deixo angustiada por nem sempre encontrar e atrasar minhas tarefas que poderiam ser respondias logo no primeiro dia em que foram lançadas, apesar do meu pouco tempo, mas fico procurando onde ficam e acabo por responder nos dias que se seguem. Ainda bem que dentro do prazo

  29. Apesar de muitas dificuldades eu acho que é uma grande oportunidade para quem quer obter conhecimento em uma área que não acessível presencial,outro fator importante é que podemos determinar nosso horário de estudo ,no inicio é complicado por falta as vezes de habilidades com a tecnologia mas depois tudo se ajeita e no final dá tudo certo

  30. Acredito que um dos grandes problemas encontrados em um ambiente virtual de aprendizagem é a interação entre tutores, professores e cursistas. Esse conjunto não estará, ao mesmo tempo, em um espaço. Contraditoriamente, determinar nosso horário de estudo nos dá mais flexibilidade em conciliar as atividades de nosso cotidiano.

  31. Concordo que é difícil, no entanto precisamos tentar os diversos caminhos para obter o conhecimento. A tecnologia avança e nós precisamos acompanhar…

  32. Para mim a dificuldade maior é o tempo,a interação com tutores e colegas cursandos e aprincipal é a habilidade com as mídias digitais.

  33. EDILEUZA LIMA FREIRE [ALLIBPOM20151]

    A minha maior dificuldade é conseguir me adaptar as novas tecnologias, mas estou aprendendo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: