Desfralde: É nóis na fita, de novo!

desfralde

Desgaste e recompensa são palavras que definem bem o desfralde.

Há 2 anos e 1 mês, exatamente, eu escrevia o último post da série do desfralde do menino. Depois de declarada a guerra às fraldas (post bonitinho que eu escrevi para a Nestlé), posso afirmar que essa é uma das fases mais desgastantes, porém mais recompensadoras da primeira infância. Desgastante porque precisamos verificar de cinco em cinco minutos a cada meia hora a vontade da criança fazer xixi, e identificar seus remeleixos e suas caretas pré-evacuação, a fim de se evitar acidentes limpísticos na roupa e na casa. Recompensador, porque além da economia com fraldas, nada melhor do que ter a certeza de que nossos bebês já não são mais tão bebês assim.

E cá estou eu de volta a esta etapa. Com 1 ano e 9 meses, decidi que era hora da pequena largar as fraldas. Decidi naquelas, né? Ela briga para colocar a fralda, acorda com a fralda seca, faz xixi sempre que entra no banho… Sinais de que já dá para encarar a briga.

Já dá para encarar o desfralde se a criança…
          avisa que fez xixi ou cocô
          fica incomodada ao colocar a fralda
          já sabe o nome de algumas partes do corpo
          imita os adultos
          sabe andar
          sabe esperar
          acorda com a fralda seca
          tem as fezes mais sólidas

Daí vem a pergunta dazinimiga: “Mas você não acha muito cedo?” Não! Antigamente o desfralde se dava por volta de um ano de idade. Pergunte aí à sua mãe, à sua avó. Era o maior saco lavar, secar e passar aquela pilha de fraldas. Por isso, logo nos primeiros sinais as mães encaravam o desafio do desfralde. Hoje, com a praticidade das fraldas descartáveis, a gente acaba se acomodando um pouco, protelando o desfralde para quando a criança passar no vestibular não suportar mais usar fraldas.

Agora que encarei o desafio, avisei a escola e as avós para que todo mundo entre na dança do penico. É importante que todas as pessoas que fazem parte da rotina da criança falem a mesma língua e comemorem a cada xixi no penico. Sim, nós fazemos aquela festinha básica, coisas ridículas que só mães de criança em processo de desfralde sabem fazer.

Temos calcinhas e bermudinhas espalhadas pela casa, caso ocorra um acidente, bem como spray de desinfetante, jornal (que absorve bem e vai direto pro lixo) e um pano de chão sempre à mão. Aviso aos pais de primeira viagem: desapeguem-se da limpeza nesse primeiro mês que o sucesso é mais garantido. Se os pais demonstrarem nojo ou raiva a cada não acerto, a criança pode se sentir frustrada e incapaz, e daí volta-se à estaca zero.

E sabe a banheirinha que já não está mais sendo usada? Encha-a com água e um pouquinho de sabão, e cada acidente vá jogando tudo lá, tipo uma pré-lavagem. Mas se o acidente for de número 2, jogue-o no vaso ou faça o esquema MacGyver de limpeza de calcinha/cueca caprichada: coloque-a na beirada do vaso e vá dando descarga até sair boa parte da sujeira. Você pode até ficar com nojinho, mas a privada da sua casa tem menos bactérias que o pano de prato da sua cozinha, segundo o Doutor Bactéria. E vai com fé, que é mais barato do que jogar a roupa no lixo.

Bom desfralde aos envolvidos na causa. Logo menos eu venho contar sobre os mais de 100 reais mensais economizados nesta casa. Nojento, tchããããm!

nojento-tchan-o

Check Also

As necessidades de Jack Sparrow

Ninguém me falou que desfraldar filho era tão difícil. Não estava em livro nenhum, e …

24 comments

  1. Meu Sonho de consumo no momento é que minha filha de 2 anos e 11 meses pare de fazer cocô na roupa..afffffff

  2. Sonho realizado kkkkk

  3. Tenha calma com o tempo ela aprende .

  4. Pois é… Amei a dica de tirar o excesso no vaso!

  5. Minha filha tem 1ano e 6meses esta com alergia da fralda entao estou tentando tirar mais ela nao pede sempre faz no chao sofa menos no penico aff

  6. minha filha de 1 ano e 9 meses esta nessa mesma etapa mais ela não vai no piniquinho de jeito nenhum ja ñ sei mais oque fazer,vou continuar tentando

  7. Gostei das dicas vou usa- la com minha filha.

  8. meu filho tem 1 ano e 6 meses já fala xixxi e cocô estou na luta para fazer no vaso de manhã ele faz mas no meio do dia não.

  9. Ai eu vou comecar a tentar neh nao custa pelo contrario depois do sacrifico vem a recompensa 🙂 uhu…..

  10. Realmente é uma fase BEM difícil, mas vamos lá, é muito bom ver a carinha de satisfação quando vai ao banheiro ou ao pinico e faz suas necessidades, além da economia é claro!

  11. Meu pequeno aprendeu fazer xixi no vaso com 3 dias! Mas o cocô ele pede a fralda descartável, não sei mais o que fazer, ele já tem 2 anos e 7 meses.

  12. Valeu pela dicas vou fazer uso de seus conselhos sei q vai valer muito a pena estou confiante e animada …Obrigada!!!

  13. Adorei sabe obrigado

  14. ACHO QUE VOU TENTAR A MARIA ED ESTA COM 1 E 8 MESES,,,

  15. a minha filha saiu tao facil da fralda ela saiu com 1 ano e 7 meses eu levava ela cada 15 minutos pq ela tomava e toma muita agua

  16. Adorei a ideia da lavagem no vaso!!! Super ultra mega prática.
    Também estou desfraldando a minha de 1 ano e 8 meses. Viva a economia e a indepedência!

  17. Marian, dá uma olhada nas dicas!

  18. Tati, a Leo ficou sem fralda primeiro durante o dia e depois à noite. A do dia foi sossegada, mas a da noite foi sofrida. Eu me arrependo muito de ter feito isso separadamente. Hoje eu acho que o melhor seria tirar tudo numa pancada só. As crianças que passaram pelo processo uma única vez (manhã e noite juntos) , segundo as mães, foram desfraldadas mais rápido.
    Uma coisa que funcionou bem foi que inventamos, Bebeto e eu, o Mundo Mágico dos Cocos e Xixis. O vaso era uma espécie de avião para esse mundo. Então, toda vez que ela fazia as necessidades, a gente dava tchau, desejava boa viagem, dizia que agora ele ia encontrar a família e os amigos e que ia ficar muito feliz. Às vezes ela mandava até beijo…
    Também fotografamos passa-a-passo a ida ao banheiro. A expressão de vontade/necessidade, tirando a calça/calcinha, sentada no pinico, fazendo força, feliz da vida porque fez coco/xixi, pegando o papel higiênico (tudo bem que é a gente que limpa), calças erguidas, jogando o coco/xixi no vaso (isso ela sempre fez sozinha – deve ser a história do Mundo Mágico…) e, por fim, lavando a mão. Fizemos uma história em quadrinhos e grudamos na parede do banheiro. Ela curtia…
    Ah! Esse video do Cocoricó virou o preferido na época. Tudo escatologicamente divertido!

  19. minha filha tem 1 ano e 5 meses e ja tnao usa mais fralda,nossa foi a melhor coisa.

  20. Mikaele Nobre, gostou das dicas?

  21. Adorei as dicas, vou guardar com carinho…
    Beijo!

  22. Bom dia!!

    A minha filha Graças a Deus está sendo tranquilo, mas também tive ajuda dessas calcinhas desfralde que aguenta um xixi e o melhor pouquíssimas vezes escapou.
    Pra quem interessar comprei um kit desfralde que vem com 2 calcinhas com ótimo tecido na http://www.donaaranhababy.com.br e ameiiiii!! Super recomendo!!
    Bjos

  23. Estou nessa fase, mas tenho encarado um problema no desfralde: minha filha tem 1 ano e 11 meses, tira a fralda sozinha, já está totalmente desfraldada a noite (dorme de calcinha e acorda sequinha), mas detesta penico e o vaso sanitário. Na hora do coco ela corre pro quarto, agacha num cantinho e faz no chão!! Com o xixi ela segura ao máximo e quando não aguenta mais, vai pro box do banheiro e faz lá. Quando eu percebo, corro com ela pro vaso, ela senta e não faz nada. O que eu faço?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: