Desapego

COZINHA

Tudo começou há 15 dias, quando minha faxineira secretária do lar resolveu lavar as roupas sem minha permissão e manchou algumas peças de roupas. Chamar a atenção dela não ia tirar as estampas vermelhas não desejadas nas peças. Relevei, porque o filho dela ia se casar, e ela estava toda nervosa. Para o evento fez lifting e maquiagem de palhaço definitiva. Sinal de que não precisava de aumento, né?

Depois foi o episódio da prateleira.

Estava eu passando roupa e tuitando – porque eu consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo –, quando um estrondo quebrou o silêncio da casa.

– Tá tudo bem, fulana?

Encontro a figura emudecida em cima da escadinha, tremendo como se estivesse no vibracall, e minha cozinha destruída por um terremoto. A prateleira no chão, toda torta, um vidro de escabeche (onde o peixe estava mergulhado em quase 3 litros de azeite) estatelado no chão, minha panela de arroz tão querida despedaçada, meu grill e minha máquina de pão jogados, e o tesouro do filho (que ele fez com o pai na escola e encheu de balinhas, a fim de ganhar quando fizesse X número 2 no lugar certo) esgualepado no meio daquele azeite.

escabeche
Pense num vidro desses quebrado no chão de sua cozinha: azeite, sardinha e muita dó no coração.

Eu ia tirar uma foto e dividir com quem acompanhou o momento via twitter, mas acabei tendo que acalmar meu pequeno que chorava ao ver o tesourinho destruído. Foi a primeira perda dele. Chorei junto, só que de raiva.

Disse a faxineira que a prateleira caiu sozinha. E vai me dizer que você nunca viu prateleiras suicidas, que se arremessam longe das buchas que a prendem na parede? Num ato súbito de rebeldia, jogam tudo no chão e se cansam da vida de prateleirar?

Segundo ela, foi assim que aconteceu.

Meu marido (que quase surtou ao saber que não ia provar o escabeche que ele fez com os amigos com tanto carinho) perguntou o que ela achava justo. Os dois resolveram civilizadamente dividir o prejuízo. Ela pagaria em prestações, mas no fim das contas saiu sem querer a diária.

*****

Domingo, final de tarde, rolava um churrasco em casa para amigos e familiares, estava chovendo e frio. Tinha brigadeiro, uma criança, muita cerveja e alguns homens sem mira (se encontrarem um homem que a tenha, publiquem!!!). Enfim, eu praticava o desapego à ordem e ao asseio doméstico. Toca o telefone:

– Tô ligando para dizer que eu não vou mais na sua casa… Não tem mais clima!

Pausa para o Rivotril.

*****

Tudo bem que ela só vinha uma vez por semana, mas, né!? Agora vou ter que vestir o avental, estragar as unhas e me entregar à felicidade da faxina. Pelo menos ela ligou avisando. E eu nem me abalei muito, pois eu já estava meio p… da vida com ela.

Porque atrás de um blog atualizado existe uma pia cheia de louça para lavar.

14 comments

  1. PQP!!!
    Parece que elas fazem curso de como destruir a casa dos outros!
    Esse final de semana descobri várias coisas nossas estragadas, outras coisas que nunca são limpas e ao mesmo tempo ódio de mim por ser dependente de empregada pra fazer o serviço. Eu definitivamente não consigo manter o bom humor e cuidar da casa ao mesmo tempo…então pago o preço, alto, da tolerância com os estragos. É fd!!!
    Cadê o brigadeiro de nutella??? kkkkk Não esqueci não!
    Beijos, boa semana!

  2. Mi, agora você entrou para o time das blogueiras sem domésticas, como eu e a Anne!!!
    Bem-vinda… nem sei se vale dizer isso… rs Enfim, você tem razão: blog atualizado = pia cheia, almoço atrasado, roupa por passar… snif
    Se vc pegar o jeito, me ensina? Mas tomara q arranje outra moça – melhor – pra te ajudar!
    Beijos

  3. Bem aqui em casa é assim tbm, mas me finjo de surda/muda/cega, pois ruim com ela pior sem ela kkkk.
    Eu não precisando fazer esta ótimo, até porque com uma criança de 1 ano e 2 meses em casa, não dá pra fazer nada além do básico viu!
    Mas assim, ela não vai mais, mas vai te rassarcir né?
    Bjos

  4. Miiiii, q coisa,hein????Aqui conheço bem estes objetos suicidas,mas as testemunhas são meus filhos,rsrsrsrs eu ñ tenho ninguém pra me ajudar,faço qdo quero e qdo posso,rsrsrsrsrsrss
    Ah!Eu tbém consigo passar roupa e twitar e ainda vejo um filme junto,rsrsrsrsrsrsrs
    Agora vou te dizer uma ciosa, esse negócio de se virar sozinha tá virando tendência, tenho duas amigas que desistiram das suas ajudantes estão cansadas,mas felizes,rsrsrsrsrs…
    É isso aí força na batalha….

  5. É impressionante como são bem parecidas! Eu aqui também engulo muito sapo, finjo que não vejo algumas coisas porque simplesmemte ODEEEEEIO fazer faxina.
    beijos
    Chris http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  6. Gente.. eu não quero que a Mara me abandone nunquinha nessa vida! hahahahaha
    Serião… antes dela, a outra moça até fazia uma faxina legal, mas era desastrada e escondia o que quebrava até alguém achar, aí ela dizia que "foi ontem… eu já ia mostrar". Aí veio Santa Mara salvar minha vida e não posso me queixar. Ela é ótima com a casa e com as crianças.

    Quanto aos homens sem mira… ó, aqui em casa tenho um com mira. Rá! Espécime raro… Mas maridón não só tem boa pontaria (ou, se não tive, pelo menos tem a gentileza de limpar, pois nunca achei respingos de xixi em locais indevidos), como é cricri e reclama se alguma visita largar o vaso sujo. hahahaha

  7. karakas ela deveria ter que te endenizar por danos a sua cozinha se alguem faz isso na minha casa n respondo por mim…rsss..por isso que me mato em casa, mais pelo menos sei quem estragou eu mesma rsss. assim fico com raiva mais n muita, boa sorte se arrumar outra mais vou te falar a verdade o melhor é sem elas mm bjus

  8. Eu não conheço uma empregada/faxineira se quer que não consiga estragar as coisas. Aqui em casa já foi roupa, panela, copos, objetos de decoração e até coisas de bebê que elas simplesmente destruiram. Cheguei num ponto de todo dia ao acordar rezar pra ela não aparecer! Mas ela vinha e meu stress só aumentava. A verdade é que quando eu trabalhava fora eu não via nada e chegava em casa, tudo limpo e organizado ( daquele jeito né, meio limpo) e tava tudo bem, Pelo menos não tinha que lavar, passar, cozinhar e afins! Até que resolvi ser 100% mãe e estando em casa 24 horas estava quase surtando com a bendita! Via ela chegar tarde, via limpar de qualquer jeito, comecei a implicar com a comida ( que antes eu adorava), achava que tinha óleo demais, sal demais ( acho até que um pouco era chatice minha mesmo), Mas a verdade é que decidi que não queria mais aquele ser todo dia aqui em casa. Estipulei um dia pra mega faxina e um pra passar roupa ( pq lavar eu dou conta né) e agora saio pra passear com o Felipe quando ela está aqui ( tudo pra ver se não me irrito). mas meu sonho era ter um empregada robô igual nos jetsons, ou mesmo conseguir fazer tudo sozinha e não precisar delas nunca. ( mas grávida e com um filho de pouco mais de um ano e meio acho que já consigo até muito, faço almoço, arrumo cozinha, organizo e limpo muita coisa todo dia com uma criança na cola o tempo todo! Bom isso tudo só pra te dizer que das duas vezes que ela tava vindo há 2 meses ele agora não pdoe vir mais, arrumou outro emprego "todo dia" e eu estou mega feliz! Quase enlouqueço aqui, não nego, ainda mais que meu filho tem medo de aspirador de pó e eu não consigo ligar sem que o marido esteja em casa, uma loucura! Mas tenho dado meus jeitinhos e acho que além de nossas refeições estarem mais saudáveis e melhores, minha casa tá muito mais limpa e arrumada. Só a roupa que mando pra lavanderia pra passar, pq eu e ferro não tem jeito mesmo, não dou conta, sou uma negação! Entendo perfeitamente a Anne, não é fácil ficar sem, mas se vc se acostumar sem aquele ser na sua casa, logo vc não quer mais mesmo! Já fico triste só de saber que quando o segundinho nascer vou ter que contratar dinovo, pq daí vai ser impossível dar conta de tudo! Força aí! Bjos

  9. Senhor!!! Não sei nem por onde começar esse comentário, do mesmo jeito que vc não deveria saber por onde começar na hora de organizar e limpar aquela cozinha… Te oferece o meu ombro, o meu colo, todo o meu carinho e apoio, serve?? (Isso tudo é muito F$#@, fala sério!).
    Bjos mil,
    Camila http://www.mamaetaocupada.com.br

  10. Caraca!!! Que ódiooo, amiga, eu que já vi sua casinha toda lim pinha e arrumadinha simplesmente choquei, fiquei bege quando vi a foto! Desde quando prateleiras se suicidam? Assim sem motivo? Tadinha, você estava usando o lustra móveis errado nela, ela estava se sentindo sobrecarregada se me permite o trocaralho do cadilho! Buenas… e o Nic mudeux, que tristeza, eu choraria junto! Ela pelo menos limpou? Porque né… só faltava você encontrar peixinhos debaixo dos armários, afinal voce virou executiva dô-lar!!! Força na peruca flor!!!!

  11. Mas coitadinha da parteleira (ela falam assim né?!)!! Imagina o quanto ela não estava sofrendo pra querer se matar assim…… Rá!

    Enfim, amiga, espero que você encontre alguém logo, se é que quer encontrar… Senão, que você consiga se organizar….

    Por aqui, a minha Marli (ou como diz a Ellis, Mámá) não é de quebrar coisas não! Não lembro dela ter quebrado nada até hoje. O que me estressa é que ela cisma de faltar na 2ª feira (vem 2ª, 4ª e 6ª) e nem avisa! Mas pelo menos ela vem na terça repor! Ela me salva a vida aqui, de vez em qdo acho umas coisas deixadas pra trás, um pó aqui outro ali. Mas eu não troco ela por nada, afinal nenhuma é perfeita e as qualidades dela por enquanto ainda superam os deslizes. E tem mais: Ellis ama Marli (tanto que já chama e pede colo) e vice-versa, então ela me ajuda muito com Ellis, naqueles dias de manha que a gente conhece bem e até deixo Ellis com ela qdo preciso dar um pulo no mercado e Ellis tá dormindo, etc. E qdo vou no meu tratamento de estrias, às vezes minha mãe tem compromisso e não pode ficar com Ellis, deixo ela aqui! E vou te falar que muitas vezes prefiro, Ellis fica de boa porque tá em casa, dorme, acorda, brinca, nem vê que eu saí! haha

    Ah, e posso falar? Sabe a foto que vc colocou lá em cima???? Da cozinha zoneada?? Eu conheço uma assim! Sériooooooooo!! (eu sei que não é a sua….) Gzuiz que aflição que dá só de ver a foto!

  12. Meu Deus, eu ia enfartar….haja desapego!!!

    Ainda bem que vc se "desapegou" dela…kkkk

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

  13. Poutaqueopariu!!!!
    Desde o começo deste ano eu to sem faxineira!
    Me estressei tt com a que eu tinha lá em Recife q resolvi cuidar eu mesma de tudo e ver no que dá…
    Por enqto tá indo, tem dias q eu não tenho vontade nenhuma de fazer nada e daí, eu não faço e pronto!
    Outros dias eu acordo toda mulherzinha e limpo tudo, faço comida, acendo velas cheirosas e tals…hahaha
    O importante é q eu to muito mais feliz assim, descobri q eu pagava pra me estressar, ninguem merece, né??

    Bjoooo!

    Loreta
    @bagagemdemae

    • Lô, eu fiquei sem um tempo… mas tem horas q não dá! Aqui tem quintal, 2 andares… cansa! Fazer o básico eu até q dava conta. Mas lavar banheiros, limpar azulejo de cozinha, esfregar quintal, aaaaaah! Pago alguém para eu poder ficar mais livre.
      Jokas da Mi

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: