100 perguntas para você conversar com seu filho

conversar com filho

Conversar com seu filho ajuda-o a se expressar, se desenvolver e cria laços e referências para a vida toda. Mas como fazer o papo fluir?

Como foi na escola? “Legal.”

Você brincou com seus amigos? “Sim.”

O que você fez na casa da vovó? “Brinquei.”

Criança fala pelos cotovelos, inventa mil e uma histórias, mas, na hora de contar as coisas que queremos saber, se tornam monossilábicas. São curtas, objetivas e não oferecem nenhum detalhezinho para nosso deleite. Muitas vezes, não é por vergonha, nem por não falar muito. Na maioria das vezes as crianças apenas não conseguem organizar os pensamentos sobre o assunto em questão.

Estimular a conversa é um grande passo na rotina familiar, principalmente das crianças que já falam tudo (de 4 anos em diante). Além de exercitar a criatividade, a memória e a organização do pensamento, a criança desenvolve a questão de tempo e espaço, e a coerência das ideias (brincadeiras para estimular o desenvolvimento).

Mas mais importante que tudo isso é o laço afetivo que as conversas criam: expressar ideias e sentimentos, ouvir e ser ouvido, promove a aproximação autêntica entre adultos e jovens. Avôs, pais, filhos tecem diálogos e se unem, criando referências e colaborando para que as crianças cresçam saudáveis, conscientes dos papéis que querem desempenhar e do lugar que pretendem ocupar no mundo. E além disso, favorecem uma boa Educação.

Mas não fácil arrumar assunto e estimular um bate-papo espontâneo para conversar com seu filho, né?

conversar com seu filhoEssa é a ideia de 100 perguntas que vão dar o que falar, uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação agora disponível em formato digital, que permite tanto imprimir quanto registrar as respostas no próprio arquivo e revisitá-las de tempos em tempos.

Qual foi o dia mais feliz da sua vida? Se pudesse voar, para onde gostaria de ir? O que te deixa muito forte?

Perguntas como essas e muitas outras ajudam você a conversar com seu filho ao longos dos anos, ajudam a refletir sobre os mais variados temas e mostram como a criança evolui de um ano para o outro.

A distribuição da versão impressa do livreto 100 perguntas que vão dar o que falar é feita por meio de parcerias, mas você pode baixar e imprimir em casa, ou utilizar um caderninho e fazer suas anotações à mão.

Para baixar o arquivo, clique aqui.

Esse post faz parte de uma parceria do blog diiirce com a iniciativa Todos Pela Educação, que tem como missão contribuir para que o Brasil assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.logoEuVcTPEsemfundo (1)

 

 

Check Also

atividade para controlar o uso de eletrônicos

Uso de eletrônicos controlado: atividade incrível para crianças

Como limitar o uso de eletrônicos das crianças que amam brincar com tablets e smartphones Quando a …

2 comments

  1. Ahh que chato, não estou conseguindo baixar !!!

  2. Muito legal a proposta. Dia desses, Miguel veio com a pergunta: se vc pudesse voltar no tempo e encontrar uma pessoa que inventou algo para conversar, com quem você gostaria de se encontrar. E o assunto rendeu!

Deixe uma resposta