Comida de verdade: Como saber se o que dou é bom para meu filho

Na hora de escolher o que vai à mesa da sua família, entenda o que é comida de verdade e o que é processado.

A alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes, é a escolha certa de alimentos para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada (veja esta ideia de cardápio de café da manhã), saborosa e culturalmente apropriada. A regra de ouro é ter mais comida de verdade no seu prato e menos processados e ultraprocessados.

Exemplos de alimentos nos diferentes grupos:

alimentos processadosO primeiro passo é optar por alimentos in natura, que são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Já os alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Sendo assim, faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação, predominantemente de origem vegetal, por serem boas fontes de fibras.

Alimentos in natura tendem a se deteriorar muito rapidamente e esta é a principal razão para que sejam minimamente processados antes de sua aquisição. Processos mínimos aumentam a duração dos alimentos in natura, preservando-os e tornando-os apropriados para armazenamento. Entretanto, dependendo do grau de processamento, existem os alimentos processados e os ultraprocessados.

Limite o consumo dos alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, já que são produtos fabricados com a adição de sal, açúcar, ou de outra substância de uso culinário a um alimento in natura ou minimamente processado com o objetivo de torná-los mais duráveis e mais agradáveis ao paladar.

Evite o consumo dos alimentos ultraprocessados, devido a seus ingredientes serem nutricionalmente desbalanceados. A fabricação de alimentos ultraprocessados, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial, que são sintetizadas em laboratório (aditivos alimentares).

Comida de verdade: alimentos processados proibidos na alimentação infantil

Compartilhe esta imagem: 

nutrição infantil

Check Also

receita de nuggets caseiro: saudável e rende muito!

Receita de nuggets caseiro: em casa é mais gostoso!

Com essa receita de nuggets feito em casa você vai ver a economia e perceber …

Deixe uma resposta