Seu próximo café da manhã em família vai ser incrível

 café da manhã em familia

O caos e a correria da manhã não vão mais te deixar de mau humor logo cedo. Confira como algumas mudanças no dia a dia vão fazer a família tomar café da manhã.

Todas as manhãs já começamos na correria, não é mesmo? Por aqui, quando só um filho ia à escola, conseguíamos tomar café em família, de mesa posta. Agora, cada um entra num horário, então ficou mais difícil sentarmos juntos, mas nem por isso deixo que alguém saia de barriga vazia.

O segredo do café da manhã em família não é acordar mais cedo para colocar a mesa com toalha branca, frutas e flores. Aqui o sistema é bruto, a rotina é vida loka. E o segredo está nos preparativos do dia anterior.

Mas antes que você arrume uma desculpa para me explicar porque seu filho não toma café da manhã, eu te pergunto:

VOCÊ toma café da manhã?

Não? Bem, aí fica difícil, porque criança não consegue compreender as coisas que não veem, que não presenciam. Se você quer que seu filho coma de manhã (e isso é importantíssimo para o desenvolvimento e o aprendizado dele como disseram aqui), você vai ter que se esforçar para comer um pão, uma fruta, um iogurte. Nem que seja uma lisquinha, para acompanhar a criança.

Veja minha rotina: às 6:30 eu dou o café para o mais velho, enquanto passo um café preto (porque preciso de um balde dele para sobreviver. meu café = minha fluoxetina) e vou comendo uma fruta. Depois que ele vai para a escola eu tenho 2 opções: ou dar de mamar ao cotoco ou sentar e comer um pão, um bolo com meu café, até dar a hora da pequena comer. Às vezes eu como com ela, às vezes eu vou arrumando a mesa, a pia, enquanto dou umas beliscadas extra. Nos fins de semana, eu acordo e ponho a mesa, vou à padaria, invento moda.

Mas no dia a dia, eu tenho meus pulos para a coisa dar certo:

  • Tenha uma caixa, cesta, armário, com as coisas do café da manhã: pão, achocolatado, açúcar, biscoito, bolo, cereal. De manhã, é só colocar a caixa na mesa e uála voilá!
  • Corte frutas e deixe num pote na geladeira. Vale descascar a mexerica e deixar os gominhos prontos para o consumo, como naquele post polêmico.
  • Vá à padaria no anterior e compre pães, assim você não precisa ir à padaria logo cedo. E se você gosta de pão fresco, experimente guardá-los num saquinho plástico e aquecê-los no forno antes de servir.
  • A tática da caixa também serve para a geladeira: guarde frios, manteiga, requeijão, geleia, suco, frutas, iogurte numa bandeja na geladeira, e a retire na hora do café.
  • Ponha a mesa antes de dormir. Agilize o que pode ser agilizado.
  • Deixe as firulas para o fim de semana. Seja básica e prática no dia a dia. Se inventar moda, e não der certo, o sentimento de fracasso vai lá na tampa e te desanima.
  • Coloque sempre um amigo no café da manhã (brinquedo) para acompanhar seu filho. Uma companhia agradável e divertida para alegrar o dia dos filhotes.
  • A TV pode atrapalhar o foco, mas às vezes também pode incentivar. Vai de cada um. Depois que a família adquirir o hábito do café, você pensa numa forma de desligar a TV nas refeições.
  • Varie: num dia pão com requeijão, no outro pão na chapa, no outro bolo, no outro biscoito, no outro pão com geleia… A rotina cansa quem faz e quem come.
  • Deixe o café da manhã de hotel para os fins de semana.
  • Faça o desjejum em lugares diferentes de vez em quando: no chão, na cama, na padaria, na casa da vó. A criança precisa entender que tomar café da manhã em família é legal!
É ó-be-vel que vão existir dias de caos e correria, mas serão exceção. Com determinação e boa vontade, seus dias vão começar mais cheios de energia e disposição. Eu fiz o desafio do café da manhã em famíliahá uns anos, e consegui. E aí na sua casa, como é o café?

3 comments

  1. Adorei o post! Estou tentando estabelecer uma rotina em casa, até criei um cronograma da família, mas está difícil conciliar. A dica da caixa com as coisas do café da manhã é super importante., vou fazer isso. Outra coisa, dá para deixar o pão pronto com o presunto, queijo, margarina para só esquentar no dia anterior.

  2. Adorei a bandeja pronta, porem a escola fornece o café da manhã, só dou um toddy pra não sair de casa com a barriga vazia, porem se a criança come muito em casa atrapalha a rotina na escola, mas vou aplicar o café da manhã de hotel no fim de semana!!! Super dicas.

  3. Oi. Achei seu post no pinterest. Eu estava atrás de um incentivo assim. Minha filha tb vai tomar café na escola, mas iremos tomar o desjejum juntas com meu marido. São poucos os momentos que temos assim. Quero mudar isso. Obrigada pelo post!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: