O que seu filho perde quando não toma o café da manhã

cafédamanha

Perda de nutrientes, obesidade, desenvolvimento inadequado estão entre os riscos que as crianças correm ao deixarem de tomar o café da manhã.

Devido à correria, à falta de tempo e aos atrasos, é cada vez mais comum uma má alimentação durante o café da manhã, ou até mesmo a dispensa desta refeição, mesmo que esta seja uma das refeições mais importantes do dia.

Os pais devem incentivar seus filhos a realizarem o café da manhã em casa desde a infância, pois desta forma o organismo se habituará a um cardápio variado, equilibrado e nutritivo, tornando-os mais dispostos para iniciarem o dia.

Vantagens ao realizar o café da manhã:

Durante uma longa e boa noite de sono, o organismo continua realizando as funções básicas, utilizando as reservas de energia. Após acordar e um longo período em jejum, o organismo necessita de mais combustível para um dia de diversão e estudo. Isto significa que começar bem o dia é começar com um café da manhã reforçado, e quanto mais saudável for esta refeição, maiores serão os benefícios para a criança, pois melhora a capacidade de concentração, disposição para aprender, brincar, praticar esportes, entre outros.

Prejuízos ao omitir o café da manhã:

Apesar de toda a importância em tomar o café da manhã, infelizmente, muitos pais permitem que seus filhos não realizem esta refeição. Quando a criança não realiza um café da manhã adequado ou pula esta refeição, perdem-se alguns nutrientes que dificilmente seriam compensados nas próximas refeições, podendo ocasionar a dificuldade de crescimento e desenvolvimento da criança, além da carência de nutrientes, como ferro e cálcio. A obesidade também está ligada à ausência do café da manhã, pois além da reserva de gordura que o organismo faz quando fica muito tempo sem se alimentar, a criança, também, ao deixar de comer algo pela manhã, poderá compensar a próxima refeição com alimentos de alto valor calórico, como açúcares e gorduras. A falta do café da manhã também pode favorecer o mal estar físico (tontura, dor de cabeça, náusea, palidez, fraqueza e desmaio), falta de concentração nas aulas, memória lentaalteração do humor, etc.

Nos próximos posts, A nutricionista Flávia Montanari e a equipe da Pueri Nutri vai continuar conversando sobre a importância do café da manhã, com dicas de cardápio e receitas diferentes que a família toda vai curtir. Enquanto isso, conte para a gente como é o café da manhã na sua casa, se você vê diferença nas crianças quando elas comem ou pulam o café da manhã.

flavia

Check Also

bife à milanesa crocante assado no forno sem sujeira

Bife à milanesa assado crocante

Como preparar um bife à milanesa assado no forno, crocante e sem sujeira Um dos …

Deixe uma resposta