Receita para fazer com as crianças: Brownie Corujinha

receita para fazer com as criançasUma receita para fazer com as crianças nutritiva e com uma decoração que elas vão amar!

Cozinhar com crianças: eis uma coisa que dá um certo trabalho, mas são tantos os benefícios que a gente supera a bagunça.

Tenho fresco na memória as lembranças na cozinha: os biscoitos de goiabada na casa da vó em que todos os netos colocavam a mão na massa. Quatro crianças sujando a cozinha de farinha e açúcar, comendo e correndo, que hoje me fazem dar MUITO mais valor à minha falecida e amada vó Lice.

Também me lembro bem de acompanhar a vó Bina no galinheiro. Sem cerimônias, ela enfiava a mão debaixo da galinha e tirava um ovo quentinho. Eu morria de medo de tomar uma bicada, e nunca enfiei minha mãozinha no ninho das galinhas. Mal pisava no galinheiro. Gostava mesmo era de jogar milho seco e arrancar rúcula da horta para dar para as frangotas. O ovo quentinho era levado no avental da vó, que subia as escadas da casa com todo cuidado. Lá na cozinha, com a magia dela, transformávamos ovos, açúcar, farinha, leite e manteiga num bolo fofo que ela fazia sem receita (os livros e cadernos de receita dela estão comigo), num forninho de dar dó.

A infância na cozinha só me traz boas lembranças. Dessas que trazem aconchego só de recordar. Dessas que enchem os pulmões com um cheiro que ninguém explica e o coração de um bem-estar imenso.

Veja aqui: Atividades que as crianças podem fazer na cozinha de acordo com a idade

Por isso eu levo meus filhos à cozinha. Todos juntos ou um por vez. Para ajudar no trivial ou fazer algo diferente e especial.

Cozinhar estreita laços por meio de todos os sentidos. Cozinhar ensina. Cozinhar é demonstração de afeto.

A receita de hoje é especial para colocar as crianças na cozinha: sabores que eles amam, fácil de fazer e com uma decoração que com certeza vai criar boas memórias.

Receita de Brownie de Coruja

receita para fazer com as crianças

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • ¼ xícara (chá) de Vinagre de Maçãs
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de fazer

Junte a farinha de trigo, a aveia, o açúcar, o chocolate em pó, o leite, o azeite, o vinagre e a essência de baunilha em uma batedeira e bata até ficar um creme homogêneo. Adicione e misture o fermento em pó com uma colher. Coloque a massa em forminhas de cupcake e disponha dentro de uma forma, para que se vazar, não suje o forno. Asse os brownies em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até começarem a dourar. Retire e espere amornar.

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer

Misture o leite condensado e o chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo até ferver. Mexa sem parar por 2 minutos e retire. Espere o creme amornar e espalhe sobre os bolinhos.

Decoração de coruja

  • 1 pacote de biscoito pequeno de chocolate recheado com creme de baunilha
  • ½ xícara (chá) de confetes de chocolate coloridos

Para montar as corujinhas, abra o biscoito ao meio e coloque as metades sobre o bolinho com o creme branco voltado para cima, para fazer os olhos. No centro do creme, coloque um confete colorido.

Rendimento: 12 unidades

Tempo de Preparo: 60 minutos

Calorias: 330 a unidade

Crédito: culinarista e nutricionista Cinthya Maggi para Castelo Alimentos.

Check Also

Torta negresco

Torta Negresco – Você não vai resistir

Não tem como errar: essa deliciosa Torta Negresco é sucesso entre os convidados Depois de …

Deixe uma resposta