Brincadeiras antigas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

antigaResgatar nossas brincadeiras de infância com os filhos estreita laços. Brinque agora mesmo!

Pode parecer simples, mas a falta de tempo e o excesso de preocupação, faz com que deixamos nossas brincadeiras favoritas apenas lá na lembrança. Resgatá-las com nossos filhos traz à tona memórias de diversão, de forma que esquecemos por instantes nossos problemas, ao mesmo tempo em que contamos aos nossos filhos sobre nossa infância, estreitando laços e construindo as bases fortes da família.

Invista 15 minutos do seu dia em uma dessas brincadeiras antigas, e depois me conte se não foi proveitoso?

Brincadeiras de antigamente

ant2Telefone sem fio 
Idade: a partir de 4 anos 
Número de participantes: a partir de 4 
As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim. 

Mímica 
Idade: a partir de 5 anos
Número de participantes: a partir de 4
Divida as crianças em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos, e o time deve adivinhar. Quem acertar mais ganha.


ant3Morto-vivo 

Idade: a partir de 3 anos
Número de participantes: a partir de 4
Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Vale tentar enganar. Quem errar está fora da brincadeira.

Estátua 
Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 3
Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele que liga uma música. Quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

ant4Casinha 
Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 1
Essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem invertê-los, por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha.

Participe!

Faça uma dessas brincadeiras antigas com seu filho ainda hoje e publique uma foto com a tag #eupraticofilhoterapia para a gente conferir.

Janaina

Check Also

O poder do SIM na educação dos filhos

Sim: Mude sua rotina com o poder dessa palavrinha

E se ao invés de dizermos tanto NÃO passássemos a dizer mais SIM em nossas …

Deixe uma resposta