Bolo de Amora – Receita caseira e fácil de fazer

bolo de amora - receita caseiraEssa receita caseira de bolo de amora fica uma delícia e perfuma a casa toda.

De setembro a novembro, as amoreiras estão carregadinhas. No meu bairro, as praças e os parques estão cheios de amoreiras. Coisa mais linda de se ver as pessoas – de crianças a idosos –  se pendurando pelo tronco até alcançar um fruto pretinho.

Sempre digo que compartilhar a refeição com alguém é um ato de afeto, de trazer a pessoa para seu íntimo. E estar ali, dividindo a mesma amoreira com estranhos, dá uma sensação bacana, de participar da vida do outro, que mora ali, no mesmo bairro, que circula pelos mesmos lugares que você, mas que, na maioria das vezes, a gente nem sabe da existência dessa pessoa.

Viajadas à parte, a amoreira da casa da minha sogra ficou tão, mas tão carregada, que não estamos dando conta. E olha que tem muita gente comendo as frutinhas! Resultado: geleia, suco, sorvete e… Bolo de amora!

A base do bolo de amora é básica, e de repente você pode colocar outras frutas que desmanchem com o calor, como morango, banana, mirtilo e maçã picadinha. mas confesso que a amora fica espetacular: ela faz uma mancha na massa e deixa o bolo pintadinho e azedinho.

Vale até colocar a criançada para ajudar na hora de fazer o bolo. Veja aqui quais atividades as crianças podem fazer na cozinha de acordo com a idade. Sem contar que ao usar as amoras de algum pé à sua disposição, pode-se conversar sobre natureza, agrotóxicos, sustentabilidade e ensinar seu filho a comer bem.

Bolo de Amora 

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite morninho
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 1/2 xícara de maizena peneirada
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 e 1/2 xícara de amoras lavadas

Modo de fazer:

Bata os ovos, o açúcar e manteiga até formar um creme branco. Adicione o leite sem parar de bater. Vá colocando a farinha e a maizena aos poucos. Junte o fermento por último. Se estiver inspirada, pode bater as claras em neve e juntar no final com um garfo, mas se estiver sem tempo, pode fazer junto. Só não vai ficar tão fofinho.

Lave e corte os cabinhos da amora e seque-as bem. Jogue um punhado de farinha sobre elas, para que elas não afundem no bolo. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e só depois coloque as amoras sobre a massa, sem apertar – elas vão afundar sozinhas.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos, até o bolo ficar dourado e o teste do palito de dentes ser sucesso.

Receba mais receitas no seu e-mail

Assine o blog e saiba quando novas receitas forem ao ar

 

Check Also

receita de nuggets caseiro: saudável e rende muito!

Receita de nuggets caseiro: em casa é mais gostoso!

Com essa receita de nuggets feito em casa você vai ver a economia e perceber …

One comment

Deixe uma resposta