Não é do seu umbigo! (um desabafo sobre barriga de grávida)

umbigo

Passar a mão em barriga de grávida deve ter algum significado místico.

Lá pelo sexto mês sua barriga já está bem definidinha, e já não é mais confundida com gordura localizada. É a época em que você começa a passar a mão na barriga o tempo todo, num movimento quase que involuntário. Dali por diante formam-se covinhas abaixo dos seios que deixam a gente com aquela barriga linda de grávida.

As pessoas se comovem com sua barriga: quem nunca foi mãe, fica imaginando como seria; quem já foi, sente saudades; há quem apenas aprecie o milagre de haver uma vida ali dentro.

E é quando sua barriga dá aquele salto pra frente, aquela arredondada nas formas, que ela passa a se tornar pública.

Explico.

Sabe-se lá porquê, depois que a barriga desponta, as pessoas se acham no direito de sair esfregando a mão nela, como se dali fosse sair o gênio da lâmpada.

<<Gravidez (real) semana a semana: 1º trimestre>>

Claro que tem gente educada que pergunta se pode, se você se importa, e só depois acaricia seu corpo, como se fizesse um chamego em seu bebê.

Mas tem gente, até desconhecidos, que chegam metendo a mão, como quem passa a mão no corrimão do shopping, na melancia do mercado, numa peça de roupa exposta na vitrine.

O que eu não consigo entender é porque tem que por a mão!

Você fica alisando a caixa do mercado quando está passando as compras? Você fica fazendo carinho nas pessoas quando pede informação para elas na rua? Você esfrega a barriga da sua tia barriguda quando a cumprimenta?

“Ah, mas barriga de grávida é tão linda…”

Ok, o peitoral do Caio Castro é lindo, e eu não vou ficar alisando-o se pedir para tirar uma foto com ele (tá, eu vou, mas não conta pro meu marido). As pernas da Sabrina Sato são lindas, nem por isso vou sair passando a mão nelas. Os olhos verdes da minha amiga também são lindos, e nem por isso eu fico enfiando o dele nele. Esses dias vi um tênis liiiiiiindo nos pés de uma menina no shopping e nem por isso pedi para me esfregar neles.

Como esta é minha quarta barriga redonda, posso dizer que tenho conhecimento de causa. E já fui vítima de uma doida no supermercado que saiu gritando para outra doida vir passar a mão na minha barriga. “Vem, vem que dá sorte!” Eu paralisei em choque, tamanha invasão de privacidade. A mulher fez aquilo como se eu não existisse, como se eu fosse um manequim. Minha vontade era dar uma voadora nela, mas só consegui dar um sorriso amarelo e sair andando.

Agora, vem comigo no agravante: meu umbigo salta para fora durante a gestação. Além da barriga redondamente saliente, ainda carrego mais uma salienciazinha.

Aquela expressão “vá cuidar do seu umbigo” resume bem o que quero dizer: se seu corpo, sua barriga só cabem a você e devem ser tratados com respeito à sua privacidade, imagine o umbigo, parte que te ligou à sua mãe, uma marca do seu nascimento, cicatriz que causa aflição em muita gente?

<<Gravidez (real) semana a semana: 2º trimestre>>

Quero desabafar e dizer singela e educadamente que a porra do umbigo é meu!

POR FAVOR, PAREM DE APERTÁ-LO COMO SE ELE FOSSE O BOTÃO DO ELEVADOR!

O bebê não vai responder, se você está achando que é um botão de comunicação.

Eu não vou fazer alguma macaquice ou falar “Vamos brincar?”, se você acha que sou um brinquedo.

E um portal não vai se abrir bem na sua frente, com um trem para Hogwarts, a galerinha da caverna do dragão acenando, enquanto aquela fumacinha de Lost passa por você.

A única coisa que pode acontecer é uma grávida explodir de ódio e soltar um palavrão bem cabuloso.

Penso seriamente em fazer uma camiseta escrito: Favor não passar a mão na barriga de grávida!

OBS.1: Este post NÃO foi patrocinado por uma empresa farmacêutica que produz calmantes à base de passiflora, muito menos por um spa relaxante.

OBS.2: Tem mais umas 10 semanas de gestação pela frente. Sejam pacientes com  minha falta de paciência. Gracta.

Check Also

Será que estou fazendo tudo certo com meu filho?

Será que estou fazendo tudo certo com meu filho?

A dúvida que angustia a maioria das mães: será que estou fazendo tudo certo? Será …

71 comments

  1. Muito eu nesse texto Milene!!!! Acho uma falta absurda de privacidade. É meu corpo, minha barriga e ainda me aparecem desconhecidos sem noção alisando, dando palpite, analisando sem ao menos me conhecer. Adorei o post. Abraços

  2. Isso é muito verdade… Barriga de grávida é pública, depois que aparece todo mundo mete a mão!!! Tbm passei por isso…

  3. Themis De Almeida Nolde

    Família e amigas liberadas! No mais, RÁPA !!!

  4. Adoro alisar a sua barriga. Essa semana eu aproveitei porque sei lá quando vou te ver de novo, né!? Não notei um umbigo! Rsrsrs. Mas barriga de grávida é igual a corrimão de Inamps: todo mundo coloca a mão. É irresistível.

  5. Flor Alonso Lopes

    putz. precisava ler isso, sério! eu também penso assim. As pessoas são cada vez mais sem noção.
    Pior é q tem gente, tipo parentes, que acham que vc ta exagerando, q é bobeira n deixar passar a mão. o que q tem.
    E aquelas pessoas que fazem o carinho bem no pé da barriga, já quase com a mãe em outro lugar. aff. n aguento!

  6. Cara, eu pensava muito nisso e não gostava quando desconhecidos passavam a mão ou quando não pediam. Eu pedi essa semana quando te vi, hein?! ahahahha Lembro que uma vez minha camiseta branca, no final do dia, estava amarelada na parte da barriga, de tanta mão suja que tinha passado. Fora que eu acredito num lance de energia. Tem gente que tem energia boa e tem gente que não tem. Acho que no fundo, toda grávida pensa sobre isso.

  7. Coomigo é a meesma Coisa affs;/ não guento maais, tem vez que sou até enguinorante com algumas pessoas ;

  8. As pessoas são sem noção. Eu não gostava que passavam a mão na minha barriga.
    Uma vez levantaram minha blusa para olharem a barriga! absurdo!!!!

  9. Eu não gosto quando é desconhecido, familiares Eu deixou sempre, afinal mesmo sendo da minha família sempre perguntam se pode, eu também fiquei com o umbigo tipo avantajado, e muitas pessoas achavam que era um botão, AFF' Eu já decidi que na minha próxima gravidez eu não vou deixar qualquer um tocar na minha barriga!!

  10. Ainda não vivi nenhuma experiência dessa com estranhos acariciando minha barriga, mas as pessoas com quem tenho mais convívio normalmente acariciam a barriga eu eu até gosto pra falar a verdade, me parece uma forma de carinho.
    Quanto a camiseta, uma vez vi uma que achei o máximo: "Não se engane, não sou o buda e passar a mãe na minha barriga não lhe trará dinheiro!" hahahahaha

  11. Ainda não vivi nenhuma experiência dessa com estranhos acariciando minha barriga, mas as pessoas com quem tenho mais convívio normalmente acariciam a barriga eu eu até gosto pra falar a verdade, me parece uma forma de carinho.
    Quanto a camiseta, uma vez vi uma que achei o máximo: "Não se engane, não sou o buda e passar a mãe na minha barriga não lhe trará dinheiro!" hahahahaha

  12. Renata Paula Fabri Sana da Silva

    Adorei muito bom e exatamente assim mesmo!!!

  13. Fernanda Almeida Gallo

    Nunca ri tanto! Meu bebe deve estar se perguntando até agora o que aconteceu. Identificação total! Além das pessoas (inclusive as desconhecidas) me olharem como um mero "receptáculo" (ou um ovo gigante), elas ainda são doidas pra botar a mão na minha barriga!

  14. Ronaldo Santos leia!

  15. eu não me incomodava com pessoas conhecidas passarem a mão na minha barriga de gravida, porém com desconhecidos era bem estranho, chegou a incomodar algumas vezes…. acho que em uma possível nova gravides vou querer uma blusa dessas..rsrs… mais na minha vai estar escrito.. aqui não tem um gênio.. favor não esfregar…rsrsrs

  16. Tem uma estampa que diz… Eu não sou Buda, passar a mão na minha barriga não vai te fazer rico.

  17. Ai super válido pra mim ja recebi ate beijinho mas ai explodi kkkk e falei q não gosto … afff é chato ainda mais q tenho cosega na barriga ela é um local sensível pra mim ….

  18. Boa tem, eu estou gravida de 6 ? Messes e não gosto que ninguém passe a mão na minha barriga.

  19. Achei um max! Eu com 38 semanas o que mais me irrita e encostar no meu umbigo

  20. Adorei!!! Eu também não sou a favor da barriga de grávida ser pública. Se é algum que tenha intimidade com a gente, ainda vai… mas se não é uma pessoa íntima, é muito desconfortável ficar passando a mão na barriga da gente sem ao menos perguntar se pode. Eu ficava incomodada e, por esse motivo, não tenho costume de alisar barriga de nenhuma grávida.

  21. Manoela Vitorino Monteiro

    Estou tentando ser a grávida mais discreta desse mundo, assim como em qq outra área da minha vida. Mas é difícil se conter diante de tanta besteira que a gente ouve e tantas atitudes que sei lá…parece que grávida vira um ET. Depois que eu ouvi que meu marido não tinha sido capaz de fazer um filho homem só pq o meu bebê é um menina (estou no 4º mês de gestação) eu decidi não mais ficar quieta, vou começar a responder, afinal quem fala o que quer precisa estar pronto para ouvir o que não quer tb!

  22. Eu nao tive problemas com isso..mas tb ningm veio gritando na minha direcao kkk

  23. Leia isso Zé Carlosso… Viu só! Não sou só eu!!!!!!! Hehehehehehe

  24. Recebi esse post de uma amiga e adorei!

  25. Passar a mão é relativamente tranquilo. E qdo a criatura apenas te conhece e não só passa a mão como tb abraça a barriga e dá beijo nela.
    A situação é tão estranha que fico sem reação…

  26. Bem. .. poucas vezes isso aconteceu comigo e não me incomodou. Família amigos sempre passa a mão na minha barriga de 34 semanas. Eu adoro. Estranhos ate agora foram poucos.

  27. Kkkkkk concordo plenamente affff é irritante….tirando os homens tarados em grávida

  28. Eu cuca gostei k alguei toca se em minha barriga eu kwria proteger o bebe

  29. Charlene Figueiredo

    Affff…eu odeio q passem a mão na minha barriga

  30. Adorei, não imaginava que confudissem gravidez com Buda, tive duas mas nunca passei por isso mas deve ser horrível virar atração.

  31. Julia Marchiori Cristelli

    Perfeito! Outro dia a tia de uma amiga alisou tanto minha barriga que jurei que ia sair o gênio de dentro de mim.. Me identifiquei demais com teu post. E pior, meu sogro que insiste em beijar a minha barriga e ainda oferece pra qualquer um beijar também! Quando eu reclamei ele disse que a neta é dele!!

  32. Nunca gostei que passassem a mão na minha barriga tbem. Segurava a mão da pessoa antes dela encostar e dizia que não gostava! Poxa, a barriga é uma parte do corpo e assim como as demais partem não devem ser acariciada por estranhos e em qualquer lugar!!!
    Se vc fizer a camiseta vou querer uma também!!!! Rsrs

  33. Concordo…também detestava quando estava grávida de pessoas sem noção passarem a mão na minha barriga.

  34. Já tive duas gravidez, mas essa experiência de estranho passar a mão na minha barriga não, somente amigos e familiares, até mesmo porque sou muito chata, imagina se essa doida faz isso comigo e ainda chama a outra pra passar mão pq da sorte, ela iria ver sorte na cara dela.

  35. Me desculpe mas adorava quando alguém acariciava Minh barriga eu me sentia muito bem e percebia que minha filha la de dentro tbm correspondia aquele carinho que ganharíamos ..

  36. Vanessa A. Mathias Zanon

    E qdo querem levantar sua blusa para ver a barriga? Fala sério ne, bom senso eh bom e eu gosto!

  37. Affff…qual o problema, em termos de saúde mãe-bebê pode ter? Há possibilidades de se transmitir algum tipo de afecção, ou "energia negativa", além do incomodo que algumas mães sentem? Então tá uma dica simples para as mães despreparadas, sejam sinceras, digam: não me sinto a vontade quando passam a mão em minha barriga! Ponto. E viu, não é no seu corpo, mas no milagre divino, na benção, no presente de Deus que estão tentando passar um gesto de carinho.

  38. Isso quando não resolvem além de passar a mão, beijar sua barriga, aff. Tudo bem q seja um gesto de carinho, mas de pessoas próximas, conhecidas. Mas, pessoas que nunca vimos? Ah, é muito chato! É constrangedor!

  39. Afff quanta idiotice se não quer q passe a mão é só falar ninguém vai te obrigar a deixar sua barriga deve ser de ouro para tantas pessoas querer tocar até no umbigo? Afff quanta lorota

  40. Tem certas pessoas que realmente não tem desconfiometro. Na minha família poucos ficam alisando minha barriga..aí chego no serviço e a esposa do dono da empresa se acha no direito de chamar minha filha de neta e vem direto com a mão na mimha barriga…isso me irrita muito! Gente, não tem nada a ver! eu não faço parte sequer da família dela, então eu corto o caminho da mão com minha barriga. Mas na maioria são pessoas sensatas.

  41. Péssimo texto…Não vejo problema nenhum em passar a mão na barriga, não tira pedaço de ninguem, não fere ninguem e não causa mal algum..

    • Vc se incomoda se alguém pegar no seu peito? Para mim é a mesma coisa

    • Deixa passar a mão na sua xaninha em público e sem alguém pedir permissão. Quero ver se vai gostar!! Independente da parte do corpo, é algo pessoal e nem todo mundo gosta de ser tocado ou beijado. Pessoas são abusivas. Umas passam a mão uma vez e pronto. Outras acham que podem ficar acariciando sua barriga de 5 em 5 minutos. Aff. Um saco mesmo. Total sem noção. Nem quando estamos com um super corpo fitness gostamos que qualquer um passe a mão em nossa barriga. Então… Larga de ser ridícula.

  42. Realmente é muito chato isso acontecer, as pessoas precisam ter educação. Uma coisa que me chamou a atenção é o fato de que o post se refere a pessoas DESCONHECIDAS terem tal atitude, quando se é parente presumo que a liberdade de dizer a pessoa que não gosta do ato, seja um ”pouco” mais fácil. As pessoas tem que ter mais noção das coisas, nem toda mulher gosta dessa atitude, assim como outras não vêm problema algum em passar a mão na barriga entre outras atitudes ”bizarras”. A conclusão é que cada uma tem o SEU CORPO, e tem o DIREITO de gostar ou NÃO que passem a mão. Cada um é cada um, e NINGUÉM é igual a ninguém, vivemos em um país livre para expressar opinião, e se as mamães aqui não gostam dessa atitude, vamos RESPEITAR, afinal o corpo é delas.

  43. Tb estou na fase para algumas pessoas que qdo o bb mexe já não comento mais, pois a mão vai parar na barriga e de lá nunca mais sai mesmo eu dizendo que ele parou de mexer.
    Nas grávidas começam na barriga e na nutriz o peito tem acesso público livre ;-P

  44. concordo com vc Juju! não vejo nada de mais, estou gestante de 5 meses e a maioria que vem passar a mão na minha barriga são pessoas que tenho amizade e alguma aproximidade, entendo perfeitamente que querem bem minha bebê e esta é a forma de demonstrarem carinho. as pessoas desconhecidas fazem algum comentário sobre minha gravidez, perguntam quantos meses e tal, o que não vejo nada de mal! acho super gostoso falar sobre minha gravidez com pessoas mesmo desconhecidas… claro q bom senso cabe em qualquer situação, como o caso dessa doida do supermercado é muito exagero da parte dela, e ainda assusta a gestante… mais acredito que tem gestante que entra num mundo de frescuras que não tem necessidade e esse momento lindo pode sim sem compartilhado com outras pessoas!

  45. Estou gestante de 5 meses, e não fico incomodada nem um pouco quando as amigas, e pessoas próximas de mim querem demonstrar um gesto de carinho com minha bebê. já as pessoas estranhas algumas apenas comentam tipo quantos meses vc está e tal… mais nenhuma veio chegando passando a mão… acho super normal falar com pessoas desconhecidas sobre o tempo de gestação, se é menino ou menina, curto muito tudo isso, as pessoas falam palavras lindas como parabéns, saúde pra vc e pra sua bebê e não vejo nada de mal nisso. Agora tem gestantes que entram num mundo de frescuras onde ninguém pode fazer nada e que apenas ela quer viver aquela felicidade, aí já acho uma bobeira desnecessária…. mais enfim cada uma cada uma.

  46. aammeeeeiiiiii tudo oq vc escreveu, pareço doida rindo no trabalho. eu ainda estou com a barriga tecnicamente pequena e o povo já mete a mão, já fico pensando quando tiver maior, vai ser o “ó”. mas força na peruca né meninas, faz parte do pacote.

  47. Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Adoro passar a mão em barriga de grávida, mas só das que eu conheço e só após pedir permissão. É como se eu fizesse um carinho no bebê, por isso só acaricio as barrigas conhecidas. Me diverti com seu texto.

  48. kkkkkk ameiiii…. simplesmente amei… esses dias fiz um desabafo no meu face e escreveram PERIGO GRAVIDA, NÃO SE APROXIMEM… mais ou menos isso. Essa fase agente fica muito delicada e as pessoas só sabem falar de vc, dar palpite e claro passar a mão na sua barriga…. da vontade de falar igual o Shrek NO TATI, NO TOUCH!!kkkkk
    adoro seus posts. bjus

  49. Simone DS Silveira

    teve gente q colocou a orelha na minha barriga…e eu disse " Ei o bebê ainda não fala, pode tirando a orelha daí viu!!!!

  50. O pior nessa fase, sao as insistências para postagens de fotos da sua gravidez, qd vc nao se sente avontade para isso. Vc com toda gentileza explica, se sai com educacao das pressões, e ainda tem umas que nao se dao por vencidas, e ficam de alfinetando com postagens de mulheres malhadas gravidas que estao expondo na gravidez, por ser um momento lindo. A minha gravidez esta sendo inconfortável, eu sempre fui uma pessoa de curtir cuidar de meu corpo, sempre malhei muito mesmo, acredito que isso tudo seja mais a ansiedade de me ver com um corpo que nao seja o que eu goste de estar, do que realmente a beleza na gravidez, pois sinceramente, nao vejo numa gravida a mulher mais linda do mundo, acredito ser um momento especial na vida de cada mulher, mais a real é que nao acredito que elas se acham mais bonitas na fase de gravida do que na normalidade. Isso é uma questao de RESPEITO, aceitar a decisão de cada um.

  51. Me desculpe mas se postou uma coisa em rede social da o direito de resposta àqueles que não concordam. É o meu caso. Achei esse texto ridículo. Eu amava que passavam a mão na minha barriga pra mim sempre foi uma forma de carinho com meu filho. Além disso me sentia linda barriguda rsrsrs

  52. Texto perfeito…

  53. Não vejo problema nenhum em receber um carinho, ninguém nunca chegou me apertando nem nada do tipo, sempre recebi carinho e nunca me senti invadida, ficava muito feliz quando alguém sentia ele mexer, dava pra ver a emoção no olhar das pessoas, não sou nenhum pouco egoísta quanto a isso.

  54. Sinto saudade do carinho gostoso de gente que nunca me viu na vida e vinha me dar uma alegria do dia passando a mão na minha barriga e me dando energia positiva *-*

  55. Minha barriga ainda não é tão grande, mas eu me incomodo as vezes com o passa passa de mãos, mas sei que é carinho. Agora, se uma pessoa desconhecida vier passar a mão, não vou deixar não, acho invasivo.

  56. EU NUNCA ENGRAVIDEI,MAS NÃO ACHO GRAÇA EM FICAR ALISANDO A BARRIGA DE UMA GESTANTE,TODO MUNDO SABE QUE O BB MEXE.ACHO FALTA DE RESPEITO.

  57. Certo que tem mulheres que nao se incomodam e ate gostam desse carinho, mas cá pra nós que as pessoas devem perguntar antes de sair pondo a mão, porque justamente tem pessoas que não gostam.

    Queria ser dessas que gostam desse tipo de demonstraçao de carinhos das pessoas na rua. Mas infelizmente não sou :/
    É um carinho no MEU corpo, e Eu nao me sinto bem com estranhos me alisando. Mas claro que essa sou eu. Portanto vale a regra: Perguntar antes.

  58. Acredito que deva haver respeito. Como tem pessoas que nao gostam, nao custa perguntar antes de sair alisando corpo de pessoas que vc nunca viu so porque tem um bebe ali.
    Eu acho legal quem gosta desse carinho, mas eu nao me sentia a vontade, nao gostava. Portanto a regra: Sempre perguntem antes.

  59. nossa muito bom esse texto , e super verdade e eu que se torna ainda pior quando pessoas que não tem muita intimidade com vc resolve passar a mão na sua barriga e horrível .

  60. hahahaha me li no teu texto, e olha que eu estou no quarto mês. achei que eu havia me transformado numa espécie de buda da sorte. sei lá. meu marido, minha filha e minha irmã eu até entendo, mas o povo todo passa a mão… é que dá um certo constrangimento…!

  61. Amei!!! Concordo plenamente e cheguei a falar para as pessoas na minha segunda gravidez. Se a pessoa não tem senso, eu avisei. Acredito que ajudei outras grávidas

  62. O corpo é meu. Se eu não gosto que outras pessoas fiquem me acariciando, exijo respeito.
    Quem gosta, permita, mas não diga que as outras mulheres são frescas. Frescas são vocês que não respeitam os outros e se acham as donas da verdade absoluta.
    Sou descendente de alemães, e juro, não entendo esse comportamento de intimidade de estranhos para comigo. O post tem toda razão, minha barriga não é pública.
    Para mim esse gesto é pessoal, tanto quanto um abraço ou beijo no rosto.

  63. Amei seu texto! É realidade….as pessoas invadem a privacidade …. Eu ainda tentei pedir para nao colocarem a mão, mas foi como falar com as paredes..

  64. Eu não gosto que passem a mão na minha barriga, a não ser pessoas próximas da família

  65. ameiiii o seu texto…nem meu marido levanta a minha blusa para passar a mão ha não ser em casa, é muito chato quando as pessoas fazem isso independente de quem seja…mais infelizmente tem muito mimi sobre isso..#OtimoTexto

  66. Eu não ligo. Até gosto. Pode passar a mão a vontade. Eu passo a mão o dia inteiro e sentir a neném responder é uma delícia.
    Até p/ pessoas que não gosto muito.. prefiro que elas passem para que não fiquem agourando. Acho que somos bem protegidas (eu e a neném) e nada de ruim vem com quem chega perto da minha barriga.

  67. Tenho pavor de barriga de grávida, não imagino porque as pessoas querem passar a mão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: