Prebiótico e Probiótico: como aumentar a imunidade do seu filho

probioticos

O segredo da imunidade das crianças está no intestino! Saiba como os alimentos probióticos e prébióticos podem ajudar.

De repente e quase sempre encontramos na internet essas duas palavras difíceis. Qual a razão para estarem tanto na moda e na mídia?

Há algum tempo, a ciência descobriu que o nosso intestino é mais importante do que imaginávamos. Além das funções de digestão, absorção de nutrientes e excreção, o intestino é recoberto por substâncias e colonizado por bactérias “do bem”, que irão regular nossa imunidade, nosso potencial de desenvolvimento de doenças: alérgicas, obesidade, etc… Ou seja, se eu tiver uma flora intestinal bem formada, terei uma imunidade melhor e um fator de prevenção de doenças futuras.

Então vamos saber como os alimentos podem ajudar aumentar a imunidade do seu filho!

1) Prebióticos: são carboidratos ou fibras solúveis em água encontradas em certos alimentos, que estimulam  seletivamente o crescimento e a atividade das nossas bactérias “do bem”. Principais fontes:

  • Em primeiríssimo lugar e de forma abundante: LEITE MATERNO;
  • Fontes naturais: cebola, alho, tomate, chicória, aspargos, alcachofra, banana, frutas cítricas, mel, cevada, aveia, trigo, oleaginosas (linhaça, gergelim, amêndoas, castanhas), e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico);
  • Adicionado a produtos industrializados;

2) Probióticos: são bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal. Principais fontes:

  • Novamente: LEITE MATERNO;
  • Iogurtes, coalhada, leite fermentado, e diversos tipos de queijos;

E acreditem se quiser: o contato direto com bactérias é muito importante. Começa na escolha pelo parto normal, pelo aleitamento materno, colocar a criança para brincar no chão e manipular brinquedos não estão “esterilizados”, evitar aquecer a papinha no forno de micro-ondas (ele esteriliza a comida), enfim, brincadeiras de antigamente, como parques, praia, gramados, serão sempre uma grande oportunidade de como aumentar a imunidade de seu filho.

As melhores escolhas alimentares aliadas a hábitos de vida simples e saudáveis ajudarão na formação de uma flora bacteriana intestinal de melhor qualidade.

Resultado: CRIANÇAS MUITO, MAS MUITO MAIS SAUDÁVEIS!!!

renata aniceto

Check Also

o que eu vou dar para meu filho comer?

Você ainda vai pensar nisso hoje: O que eu vou dar para meu filho comer?

Na hora de pensar o que dar para meu filho comer, só não posso esquecer …

Deixe uma resposta