Arais: Receita rápida para lanche ou jantar

Arais: Receita de Lanche rápido e prático para jantar Receita de lanche rápido e delicioso para um jantar leve: Conheça o Arais

Por aqui seguimos de férias. Não temos para hora para dormir, logo acordamos tarde, almoçamos quando bate a fome, beliscamos e o jantar… Bem, o jantar nada mais é do que um lanche.

Primeiro porque o calor tira o apetite. Se eu não consigo ter fome de um belo prato de comida quando o verão dá as caras (e a gente repete essas frases o dia todo), imagine as crianças em ritmo de férias escolares? É gastar tempo suando na cozinha para depois repetir o mantra do “só mais uma garfada” até metade do prato ter sido aceito (e olhe lá!).

Nem por isso temos a desculpa para comer cachorro-quente e pizza todos os dias. Não há saúde que aguente essa bomba. Nem estômago! Eu gosto de comida de verdade, de fazer a magia acontecer nas coisas que vêm da terra. Então o jeito é descobrir lanches rápidos e nutritivos que sejam bem aceitos pela turma toda.

 Conheci o Arais num restaurante árabe, que servia o lanche numa tábua acompanhado de homus e batata frita. O restaurante fechou as portas, e eu, com vontade de comer aquela delícia, fui atrás da receita. O arais é um lanche extremamente fácil de fazer e muito, mas muito gostoso. E melhor, até marido e filho que torcem o nariz para grande parte das receitas novas, aceitaram e pediram bis.

Uma opção para um lanche da tarde mais substancioso ou um jantar leve. Come-se com as mãos, então as crianças adoram! Vai bem com homus, babaganuche e pasta de alho, mas a gente não abre mão de um limão e um azeite por cima.

Eu duvido que você não vá testar esta receita este fim de semana!

Arais: Receita rápida para lanche ou jantar

Arais: Receita de Lanche rápido e prático para jantar

Você vai precisar de

  • 500g de carne moída (se moer 2x fica mais gostoso)
  • 1/2 cebola bem picadinha
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 4 folhas de hortelã picadas
  • 1 colher de sopa de água gelada
  • 6 pães sírios
  • Limão e azeite a gosto

Como é que se faz o Arais?

Misture a carne e os temperos numa vasilha. Adicione a água gelada por último, para dar liga na carne.

Abra os pães sírios, de forma que você fique com 2 discos.

Coloque a carne num dos discos, espalhando bem, como se fosse um patê. Cubra com a outra parte do pão.

Arais: Receita de Lanche rápido e prático para jantar

Leve a uma frigideira antiaderente, grelhando cerca de 2 minutos cada lado, em fogo médio para baixo. Se o fogo estiver alto, queima o pão e não cozinha a carne; se estiver baixo demais, a carne soltará muito líquido e deixará o pão molhado.

Se preferir, antes de virar para o outro lado, jogue um fiozinho de azeite e algumas gotas de suco de limão. Daí doure. 

Arais: Receita de Lanche rápido e prático para jantar

Faça e já vá servindo. Evite empilhar os lanches depois de pronto, pois o calor vai deixar os pães úmidos. Se quiser, pode colocar num prato com papel-toalha por baixo. 

Sirva com homus (eu nunca acerto a receita!), babaganuche, coalhada seca, pasta de alho ou uma salada (de folhas, vinagrete, fatouche ou tabule). As crianças adoram mais ainda se for acompanhado de batata rústica assada temperada com zaatar (confira o Guia de Temperos).

Sahtein! 

Arais: Receita de Lanche rápido e prático para jantar

 

Resumo
recipe image
Receita
Arais
Autor
Published On
Tempo de Preparo
Cook Time
Tempo Total
Avaliação
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

2 comments

  1. Delícia, vou testar, adoro comida árabe.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: